A programação do “Dourados Brilha” começa mais cedo neste ano. A partir do dia 25 de novembro, as luzes da decoração de estarão acesas na Praça Antônio João e na avenida Marcelino Pires. A antecipação foi anunciada nessa terça-feira pela prefeitura da cidade.

O Dourados Brilha 2023, como nas edições anteriores, é organizado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) e Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação), em parceria com a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) e a Municipal. 

Segundo o prefeito Alan Guedes, a antecipação da abertura do Dourados Brilha foi um pedido das entidades que participam do evento e dos comerciantes do centro. “Essa foi uma discussão que envolveu a Aced e a Câmara com interesse em fomentar a atividade empresarial e o comércio local”, disse o prefeito.

Segundo ele, a mudança é viável para as entidades envolvidas na realização do evento. “São quase dez dias a mais de atividades com o interesse de trazer as famílias para o centro de Dourados, mas também movimentando os bairros”, explica Guedes.

As festividades do Dourados Brilha vão seguir até o dia 22 de dezembro, mas a movimentação na Praça Antônio João, com iluminação especial e a praça de alimentação, será mantida até após a virada de ano.

“No ano passado, nos programamos para a praça de alimentação, com os Food Trucks, funcionarem apenas nos dias de festividade. No primeiro pediram para seguir atendendo todos os dias”, ressalta Cleriston Recalcatti, secretário de Desenvolvimento. 

Para o representante da classe empresarial e comercial de Dourados, o evento é fundamental para aumentar a movimentação da economia local, atraindo o público para os centros comerciais e gerando postos de trabalho.

“Nós somos uma associação de 78 anos em Dourados e não poderíamos deixar de ser parceiros em um evento tão importante para o município, principalmente no mês de dezembro, com a possibilidade de gerar empregos e movimentar a nossa economia”, analisa Paulo Campione, presidente da Aced.

O Dourados Brilha vai ter a programação divulgada nos próximos dias. A equipe da Secretaria de Cultura, com apoio da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), começou a montar a decoração de Natal para a noite de abertura.

Segundo o secretário de Cultura, Francisco Chamorro, os eventos chegarão também aos distritos, abrindo espaço para apresentações de artistas locais. “Queremos essas pessoas que fazem cultura nos bairros e distritos se apresentando também no nosso palco”, explica o secretário.

Saiba Mais