Com milhares de solicitações diárias, o (Departamento Estadual de Trânsito) pretende modernizar o atendimento ao público a partir de julho deste ano. Segundo a direção do órgão, no prazo de quatro meses serão implantados canais de inteligência artificial que prometem reduzir o tempo de espera e disponibilizar serviço pelo WhatsApp. 

De acordo com o diretor-presidente do Departamento, Rudel Trindade, parceria com a ( Federal de Mato Grosso do Sul) vai viabilizar a implantação de sistema chatbot, programa de computador que simula conversa com uma pessoa via WhatsApp. Pelo acesso, condutores terão informações gerais e acesso a serviços diversos, como emissão de guias de pagamentos, por exemplo.

“Hoje o cidadão que faz o recurso de multa, por exemplo, é respondido presencialmente por alguém que precisa ler o processo e fazer o despacho manualmente, isso leva tempo. Com a inteligência artificial, o próprio robô vai responder com precisão e rapidez”, explica. 

Segundo Rudel, há cerca de seis meses reunião entre o Detran e a Universidade Federal já acertou os primeiros detalhes do projeto, que já está em andamento. Com a parceria, o Departamento quer desafogar a demanda presencial das agências e moradores poderão fazer diversas solicitações pela tela do celular. 

“No Detran nós temos vários processos em andamento e a inteligência artificial vai nos ajudar a analisar tudo isso. Se a pessoa digitar licenciamento, por exemplo, o robô já pergunta qual a placa, dá as opções de atendimento e até gera guia do licenciamento no whatsapp do condutor”, acrescenta. 

Entre as mudanças, Rudel Trindade também lista implantação de outros totens de autoatendimento, a exemplo dos quatro já inaugurados no Shopping Norte Sul Plaza em abril de 2022. Nas estações tecnológicas, condutores podem realizar diversos serviços, como solicitar a renovação da CNH, baixar e imprimir documento do veículo e pagar licenciamentos e guias com Pix e cartão de débito.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 1,3 milhão de habilitações emitidas e 1,7 milhão de veículos registrados.