Defesa Civil renova alerta de perigo com onda de calor acima de 40°C em Mato Grosso do Sul

Condição alia baixa umidade relativa do ar nesta terça-feira (26)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Sol em Campo Grande (Karina Cam/Midiamax)

A Defesa Civil renovou o alerta para necessidade de cuidados com a saúde diante da onda de calor extremo em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (26), cidades devem ultrapassar 40°C, além de índices críticos em umidade relativa do ar.

O mapa de avisos meteorológicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) permanece vermelho, indicando grau de severidade de grande perigo para risco à saúde e incêndios florestais. A previsão indica que até as 18h desta terça-feira, as temperaturas estarão 5°C acima do normal.

Já a baixa umidade do ar deve ser mais drástica em 10 cidades: Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora.

A massa de ar derruba os índices de 20 a 30%. Portanto, os moradores devem ficar atentos à hidratação, umidificação do ar e evitar exposição ao sol.

Frio ‘quebra’ bloqueio de calor

Entre quarta (27) e quinta-feira (28), uma frente fria oceânica ganha força e quebra o bloqueio que favorecia altas temperaturas. Amenizando o calor dos últimos dias, o frio deve registrar mínimas entre 13 e 16°C, principalmente ao sul, de 13 a 18°C na região leste, de 17 a 23°C na região pantaneira, norte e bolsão.

Campo Grande pode marcar mínima de 16°C e máxima de 32°C. Apesar de não ser tão intensa, a frente fria deve amenizar o extremo da onda de calor em todas as regiões do Estado.

O Cemtec diz que até 11 de outubro estão previstos acumulados de chuvas de até 200 mm, com os maiores acumulados previstos para as regiões central, leste e nordeste.

Conteúdos relacionados

consórcio contrato