Pular para o conteúdo
Cotidiano

Corumbá decreta emergência após temporal deixar rastro de destruição e uma morte

Município decretou emergência para intensificar as ações de reconstrução e apoio às famílias afetadas pelo temporal
Priscilla Peres -
Reunião na prefeitura de Corumbá após temporal (Foto: Clóvis Neto, prefeitura de Corumbá)

O prefeito de , Marcelo Iunes (PSDB), decretou situação de emergência no município localizado a 426 km de . A decisão ocorre após temporal que atingiu a cidade na tarde de terça-feira (12), deixando uma criança morta, casas destelhadas e diversos estragos.

De acordo com a prefeitura municipal, o decreto n° 3.050/2023 reconhece a existência de “situação anormal” e autoriza a mobilização de toda a estrutura do Municipal para atendimento à situação de emergência, sob a coordenação da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A situação de emergência é válida apenas para as áreas comprovadamente afetadas pelo temporal. Conforme a prefeitura, a declaração de situação de emergência leva em consideração “a precipitação pluviométrica que chegou a 27,5 mm no pluviômetro do e temporal com duração de 30 minutos, suficiente para gerar dados humanos e materiais, inclusive com interrupção de energia elétrica”.

Considerou ainda que “em decorrência do fenômeno meteorológico resultou no óbito de uma criança e outras pessoas lesionadas” e que “várias famílias foram diretamente afetadas, tendo suas casas atingidas, necessitando com urgência, de materiais estruturais e materiais básicos, como alimentos e produtos de higiene e limpeza”.

Corumbá cria canal de atendimento para moradores atingidos por temporal

Após temporal deixar sinais de destruição por todas as regiões de Corumbá, a prefeitura da cidade criou canal de atendimento para moradores atingidos pela tempestade. As ocorrências registradas via telefone serão encaminhadas para a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O telefone divulgado é o 0800-500-2019

Originalmente, o número é do serviço de Iluminação Pública, no entanto, será usado para atendimento à população vítima do vendaval. A central 0800 atenderá até as 17h30, após este horário, a orientação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Escola fechada para perícia

Foi decretado luto oficial de três dias em Corumbá por causa da morte da criança e a Cássio Leite de Barros está fechada. Funcionários aguardam a chegada da perícia, que estava prevista para as 10h.

“Não houve limpeza até agora, não mexemos em nada”, afirma a secretária Janaina Faria, 25, que desde as 7h está no local esperando a chegada da perícia. Em Corumbá, o clima nesta tarde é de tempo fechado e garoa, com previsão de queda nas temperaturas.

Matheus estava na quadra com colegas das 2ª e 3ª séries e com professores que tentaram levar as crianças de volta para as salas logo que os ventos começaram, no entanto, por causa da chuva, eles permaneceram na quadra.

Aluno da 2ª série do ensino fundamental, Matheus foi atingido pela estrutura metálica da quadra da escola, justamente durante a aula de educação física. O teto foi arrancado e ficou retorcido com a força dos ventos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Final do Campeonato Estadual acontece neste domingo entre Operário e Ivinhema

Etapa do Sul-Mato-Grossense de Judô acontece neste sábado em Três Lagoas

vidro

Irado, homem quebra vidro de balcão de atendimento e fere enfermeira com estilhaços

Grávida, Bia Miranda defende uso de maconha durante gestação: ‘Ajuda’

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Nas últimas 12 horas, 7 foram presos por tráfico de drogas em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

57% dos vacinados contra dengue em Campo Grande ainda não receberam 2ª dose

A Sesau garantiu que haverá vacinas disponíveis para o público de 4 a 59 anos que deve receber a 2ª dose em abril

Cotidiano

Mofo, infiltração e calha suja: O que pode virar um ‘problemão’ após as chuvas?

Campo Grande registrou chuvas acima do esperado em março desse ano. Trégua é oportunidade para providenciar reparos e manutenções

Polícia

VÍDEO: Pitbull mata cachorro e quase ataca morador no bairro São Conrado

Morador tentou salvar o cãozinho, mas o pitbull solto na rua estava agressivo

Le Blog Maria Antonia

Angelina Jolie visita ONG de apoio a imigrantes em São Paulo

esta sexta-feira (4), a atriz e ativista Angelina Jolie desembarcou em São Paulo para visitar o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), uma organização que atua no acolhimento e defesa de direitos de migrantes.