Nesta quinta-feira (28), , cidade localizada a 457 km de Campo Grande, comemora 75 anos da fundação. E a prefeitura organizou uma programação para o mês todo.

A agenda iniciou no dia 5 de setembro e segue até o dia 30. Os eventos começaram com entregas de certidões de imóveis, cursos automotivos, Carreta da Beleza, Abala Taboado, entre outros.

Nessa semana, a população participou da entrega de Título de Cidadão Honorário Aparecidense e entrega de Comenda “Bronde Antônio de Queiroz”. Na véspera do aniversário da cidade, dia 27, foi realizado o sorteio do Premiado 2023, e à noite teve o show do Amado Batista.

Programação de Encerramento

E nesta quinta-feira (28), haverá o desfile cívico, com participação de todas as unidades escolares, municipais, estaduais e particulares, além de outras instituições da cidade.

À noite, a partir das 20h, no recinto da Festa do Peão “Os Pioneiros”, haverá a continuidade do segundo dia da Festa das Nações, com gravação do DVD Artistas da Nossa Terra.

A Festa das Nações dará continuidade nos dias 29, com show de Sambô, e 30, quando será encerrada com premiações e show artístico com Jads e Jadson.

Sua história

Aparecida do Taboado é um município brasileiro, com população estimada em 26 mil pessoas, localizado na costa leste do estado de Mato Grosso do Sul, na divisa com . Foi fundado em 28 de setembro de 1948, tornando-se amplamente conhecido após o sucesso comercial do álbum de estúdio 60 Dias Apaixonado, da sertaneja Chitãozinho e Xororó, lançado pela em 1979. É sede do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, que pertence à diocese de Três Lagoas, e da Festa do Peão de Boiadeiro, que integra o calendário do rodeio nacional desde 1969.

Economia

A economia local tem por principal base a pecuária de corte e leiteira, a indústria, a produção de látex e o cultivo de cítricos, de mamão e de banana. Estima-se que estejam plantadas no município 1,8 milhão de seringueiras e 350 mil laranjeiras, o que faz de Aparecida do Taboado o maior produtor estadual de laranja.

A produção industrial, iniciada na década de 1980, tem crescido consistentemente desde então, favorecida pela isenção de tributos, pela proximidade geográfica do município com o estado de São Paulo e pela oferta de mão de obra. No setor industrial, sobressai a fabricação de brinquedos, colchões e embalagens. Nos últimos anos, a piscicultura tem-se desenvolvido no município, com a produção e o processamento de pescados para exportação.