Gripe Aviária: Mato Grosso do Sul tem mais um foco investigado e Brasil chega a 123 casos
País não tem nenhum caso confirmado em criação comercial de aves
Aliny Mary Dias –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Três semanas depois de Mato Grosso do Sul ter o primeiro foco de gripe aviária confirmado em criação doméstica de galinhas em Bonito, outro caso é investigado no Estado. Desta vez, segundo plataforma de monitoramento do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), outro possível foco da doença foi registrado em Figueirão, cidade distante 258 quilômetros de Campo Grande.
Os dados do Ministério, atualizados pela última vez na noite desta quarta-feira (11), indicam que o Brasil tem 123 casos confirmados da Influenza Aviária, ou Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves.
Assim como o caso confirmado em Bonito no mês passado, o foco em investigação em Figueirão também se trata de uma criação doméstica para subsistência, ou seja, não atinge criação comercial de aves. O Mapa detalha que o foco de gripe aviária em Bonito já é considerado encerrado.
No total, desde o início das investigações, Mato Grosso do Sul teve 20 amostras coletadas, destas, uma teve o caso confirmado, o de Bonito, e a de Figueirão segue em investigação. Segundo o Mapa, não há prazo para que os exames laboratoriais fiquem prontos.
A reportagem tentou contato com autoridades sanitárias de Figueirão para mais detalhes sobre o foco em investigação, mas em razão do feriado, as ligações não foram atendidas.
Desde que o primeiro caso foi confirmado em Mato Grosso do Sul, o Japão suspendeu a importação de frangos e ovos que tinham o Estado como origem.
MS está em alerta para a doença desde junho
Em 2 de junho, o Governo do Estado publicou decreto onde declara Estado de Alerta Zoossanitário em Mato Grosso do Sul devido a gripe aviária. Na publicação ainda institui o Sistema de Monitoramento, avisos e ações para fins de prevenção da doença.
O decreto foi uma resposta estadual diante da declaração de estado de emergência zoossanitária estabelecido pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) em todo território nacional, por 180 dias, em função da detecção da infecção da gripe aviária em aves silvestres no Brasil.
Gripe aviária no Brasil
Conforme o Mapa, dois novos casos de influenza aviária foram confirmados no Brasil na noite desta quarta-feira, elevando o total de casos para 123, nenhum deles é em criação comercial.
De acordo com a pasta, há outras 14 investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.
As notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
Mutirão leva mais de 300 serviços gratuitos no bairro Aero Rancho neste sábado
No local são oferecidos vários serviços, como testes rápidos de saúde para humanos e encaminhamentos para castração e cirurgia aos animais
MC Livinho se casa com Byanca Gabarron nas Ilhas Maldivas
Noivos há sete anos, MC Livinho e Byanca Gabarron deram um novo passo no relacionamento e oficializaram a união em segredo
Corpo de jovem é encontrado com tiro na cabeça em estrada de Selvíria
Vítima é moradora de Três Lagoas
‘Derramamento de santinhos’ gera multa de R$ 18 mil para candidato a vereador
Procuradoria eleitoral acusou candidato de fazer derramamento de santinhos em 9 locais no primeiro turno das Eleições de 2024 em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.