Pular para o conteúdo
Cotidiano

Gripe Aviária: Mato Grosso do Sul tem mais um foco investigado e Brasil chega a 123 casos

País não tem nenhum caso confirmado em criação comercial de aves
Aliny Mary Dias -
Monitoramento revela que MS tem mais um foco de gripe aviária em investigação (Foto: Reprodução, Ministério da Agricultura e Pecuária)

Três semanas depois de Mato Grosso do Sul ter o primeiro foco de gripe aviária confirmado em criação doméstica de galinhas em Bonito, outro caso é investigado no Estado. Desta vez, segundo plataforma de monitoramento do Mapa (Ministério da e Pecuária), outro possível foco da doença foi registrado em , cidade distante 258 quilômetros de .

Os dados do Ministério, atualizados pela última vez na noite desta quarta-feira (11), indicam que o Brasil tem 123 casos confirmados da Aviária, ou Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves.

Assim como o caso confirmado em Bonito no mês passado, o foco em investigação em Figueirão também se trata de uma criação doméstica para subsistência, ou seja, não atinge criação comercial de aves. O Mapa detalha que o foco de gripe aviária em Bonito já é considerado encerrado.

No total, desde o início das investigações, Mato Grosso do Sul teve 20 amostras coletadas, destas, uma teve o caso confirmado, o de Bonito, e a de Figueirão segue em investigação. Segundo o Mapa, não há prazo para que os exames laboratoriais fiquem prontos.

A reportagem tentou contato com autoridades sanitárias de Figueirão para mais detalhes sobre o foco em investigação, mas em razão do feriado, as ligações não foram atendidas.

Desde que o primeiro caso foi confirmado em Mato Grosso do Sul, o Japão suspendeu a importação de frangos e ovos que tinham o Estado como origem.

MS está em alerta para a doença desde junho

Em 2 de junho, o Governo do Estado publicou decreto onde declara Estado de Alerta Zoossanitário em Mato Grosso do Sul devido a gripe aviária. Na publicação ainda institui o Sistema de Monitoramento, avisos e ações para fins de prevenção da doença.

O decreto foi uma resposta estadual diante da declaração de estado de emergência zoossanitária estabelecido pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) em todo território nacional, por 180 dias, em função da detecção da infecção da gripe aviária em aves silvestres no Brasil.

Gripe aviária no Brasil

Conforme o Mapa, dois novos casos de influenza aviária foram confirmados no Brasil na noite desta quarta-feira, elevando o total de casos para 123, nenhum deles é em criação comercial.

De acordo com a pasta, há outras 14 investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.

As em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cezário

Cezário faz nova tentativa de levar sua destituição da FFMS ao STJ

Ex-policial civil é presa por desvio de fianças de delegacia em Campo Grande 

Comissão Parlamentar de Recesso na Câmara de Campo Grande tem 1ª semana sem urgências

ccz movel

Coophavilla II recebe ação itinerante da CCZ na próxima sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

‘Se for sua hora, aceite’, disse Gilberto Gil quando Preta Gil estava em quadro grave

Últimas Notícias

Economia

LISTA: Preço da manga e cebola seguem em queda, enquanto melão e tomate sobem na Ceasa-MS

Valor da cebola nacional também caiu 11%

Polícia

Motociclista morre após colidir com traseira de carro na BR-163

Vítima foi encaminhada ao hospital mas não resistiu e morreu

Transparência

Agesul renova contrato com empresa que faz manutenção em máquinas pesadas por R$ 7,7 milhões

Contrato foi renovado por mais doze meses

Polícia

Ex-policial acusado de descumprir medidas protetivas é absolvido pela Justiça

A sentença da 3ª Vara Criminal de Dourados foi proferida em 27 de junho de 2025