Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com doenças respiratórias em alta, inspeção identifica salas de aula tomadas por mofo em MS

TCE-MS divulgou relatório final de série de visitas realizadas em instituições públicas do Estado
Monique Faria, Fábio Oruê -
Foto: Divulgação/TCE-MS

Nessa quinta-feira (27) o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgou relatórios completos da “Operação Educação”, que teve como objetivo inspecionar a infraestrutura das escolas públicas de Mato Grosso do Sul. Salas de aulas com mofo chamaram atenção dos auditores, devido ao período de doenças respiratórias que estamos vivendo.

O auditor de controle externo, Roberto Silva Pereira, afirma que é preocupante a proliferação de bactérias, agora que vai entrar o inverno. “A partir do momento que o lugar está insalubre, a própria criança não se sente bem em estar ali e os professores se sentem desmotivados”, afirma.

Outros problemas encontrados foram a falta de hidrantes e extintores vencidos, que colocam em risco a segurança dos alunos e funcionários, em caso de incêndio. Além disso, a proliferação de doenças nas escolas é algo preocupante, pois larvas de mosquito da dengue em águas paradas, fezes de pombo nas quadras e ventiladores com pó, também foram avistados durante a fiscalização.

De acordo com o diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionísio, Foram constatadas instituições de ensino em situação totalmente precárias. “Condições até desumanas. Banheiros sem portas e sem instalação hidráulica. Infraestruturas que influenciam negativamente no processo de ensino e aprendizagem da criança”, afirma.  

Foto: Divulgação/TCE-MS

A “Operação Educação”

A ação de auditoria aconteceu em todo o país, mobilizando os Tribunais de Contas de todos os Estados. No Mato Grosso do Sul foram escolhidas 18 municípios e 18 escolas urbanas, usando como base o Censo Escolar de 2022. A meta é expandir esse trabalho de campo para 79 cidade do Mato Grosso do Sul, sejam elas estaduais ou municipais.

As cidades incluídas nessa etapa da ação foram: Dourados, Glória de Dourados, Itaporã, Nova Andradina, Naviraí, Ivinhema, Bela Vista, Ponta Porã, Antônio João, Bandeirantes, Jaraguari, Terenos, Aquidauana, Anastácio, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Selvíria e Campo Grande.

O conselheiro relator, César Lima de Oliveira irá apresentar o relatório no plenário do tribunal e a partir dele vão surgir as eventuais recomendações, que serão acordadas com os gestores. Ao decorrer de um determinado período eles deverão dar cumprimento às recomendações do tribunal.

A Fiscalização Ordenada Nacional é uma iniciativa da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), em parceria com o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), com apoio técnico do Instituto Rui Barbosa e ainda o suporte institucional da Abracom (Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios) e do CNPTC (Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1937 – Morre Silvino Jacques, o Lampeão de Mato Grosso

VÍDEO: Bandido do ‘golpe do terçol’ que roubava alianças de idoso é preso em Campo Grande

Criminoso são perseguidos após invasão a casa de idoso agredido durante roubo em Campo Grande

Cag**!

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

STJD suspende jogador do América-MG em caso de discriminação racial

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é espancada com golpes de madeira na cabeça durante invasão e roubo a casa em MS

Bandido invadiu casa pela janela que estava escorada com um pedaço de madeira

Polícia

Justiça decreta prisão preventiva de trio flagrado com mais de 230 quilos de cocaína

Empresário, esposa e motorista seguem presos em Dourados

Bastidores

[ BASTIDORES ] Cobrança sobre falta pesou o clima

Sopro no ouvido do depoente está liberado!

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Somente no ano de 2025 o Brasil já realizou 3.408 transplantes de órgãos pelo SUS

Na fila de espera, 46.116 pessoas ainda aguardam o procedimento