Com baixa adesão, Campo Grande antecipa vacinação contra gripe para todos os públicos

Chegada do frio acendeu alerta e Saúde orienta pessoas a se imunizarem; saiba onde se vacinar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
vacina gripe meningite
Vacinação em Campo Grande. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Campo Grande antecipou o calendário previsto e irá liberar a vacinação contra a gripe para toda a população com idade acima de seis meses a partir desta quinta-feira (11). A antecipação ocorre por conta da baixa procura por parte dos grupos prioritários.

Anteriormente, a previsão era de que a liberação ocorresse a partir da próxima segunda-feira (15). Assim, o imunizante deixa de ser aplicado apenas em grupos prioritários.

Conforme a prefeitura, a liberação ocorre diante da baixa procura pelos grupos prioritários e a chegada das temperaturas mais baixas que favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções respiratórias.

Em Campo Grande, a vacinação contra a gripe está disponível durante a manhã e tarde em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município.

De acordo com o último relatório disponibilizado pelo Serviço de Imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a maior procura foi entre os idosos de 60 anos ou mais.

Baixa adesão em Campo Grande

Até o momento, 28.270 pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, ou 28,98% do quantitativo populacional estimado em 134,7 mil pessoas.

Do mesmo modo, na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, a imunização contra a gripe reduz os riscos de infecção, minimiza a carga viral e os sintomas e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, internações e até mortes.

“A vacina da gripe, ofertada pelo SUS, é segura e eficaz. Ela protege a população contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, três formas diferentes de gripe”, pontua.

Assim, ela reforça que as pessoas pertencentes aos públicos prioritários, sobretudo os idosos com 60 anos, gestantes, pessoas com comorbidades e crianças com seis meses a menores de seis anos devem continuar procurando as unidades de saúde para se vacinar.

Entenda melhor a gripe

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz.

Por fim, a gripe provoca febre, dores no corpo e mal-estar. A prefeitura alerta que pessoas com esses sintomas devem procurar um posto de saúde.

Prevenção

Então, cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

  • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
  • Evite tocar a boca e o nariz.
  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Conteúdos relacionados