O município de Alcinópolis figura entre as cidades com maior incidência de dengue em Mato Grosso do Sul. Para gerar uma mobilização dos órgãos municipais em combate à doença, a prefeitura decretou situação excepcional de emergência de saúde pública.

O decreto foi publicado em diário oficial e vai vigorar por 180 dias. Para a decisão, o prefeito Dalmy Crisostomo da Silva considerou que para efetivo combate do transmissor da dengue, é preciso que haja parceria entre poder público e comunidade para a limpeza de terrenos e quintais.

Considerou também que não é necessário aguardar o crescimento do número de casos para tomar providências de combate a doença, visto os riscos à saúde humana. Além disso, a prefeitura considera que a prevenção e conscientização da comunidade são essenciais.

Outra cidade declarou emergência para dengue

No início de fevereiro de 2023, a prefeitura de Bodoquena foi a primeira do Estado a declarar Situação de Emergência em Saúde Pública, em razão de alta proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Com o decreto, a prefeitura prevê medidas a serem tomadas para controle e combate da dengue, no prazo de 60 dias. Também fica estabelecida para os proprietários de terrenos e quintais com mato alto.

Estado com alta incidência de dengue

Na semana passada, Mato Grosso do Sul entrou em situação de alta incidência para a dengue. Boletim divulgado na quarta-feira (8), a (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou cinco mortes em decorrência de dengue e 4.531 casos confirmados.

Em todo o Mato Grosso do Sul, chega a 10.193 os números prováveis de casos de dengue. Enquanto os casos confirmados até o boletim epidemiológico atual somam 4.531 em todo o Estado.

Saiba Mais