Pular para o conteúdo
Cotidiano

Confira cuidados com crianças para evitar acidentes com escorpiões em Mato Grosso do Sul

Altas temperaturas aliadas a chuvas aumentam incidência de picadas do animal peçonhento
Karina Campos -
Ataques de escorpiões aumentaram em 2023. (Divulgação, GOV MS)

registrou nos últimos dias duas mortes de crianças por picada de escorpião. O Jornal Midiamax separou orientações e hábitos para evitar acidentes em ambientes que favorecem a infestação do animal peçonhento.

Altas temperaturas aliadas aos ambientes úmidos são propícios para abrigo do inseto, principalmente na área urbana, como esgotos, fossas e entulho. Escorpiões se alimentam de outros insetos comuns nesses locais.

A nota orientativa do Ministério da Saúde indica que o tende a migrar para residências quando sobe a temperatura. A saída de esgotos, ralos e pias são os ambientes de entrada do bicho. A recomendação é vedar esses espaços, com telas ou tampas.

  • Tampar festas de portas com panos ou soleiras;
  • Afastar camas e berços das paredes;
  • Vistoriar sapatos e roupas antes da criança vestir;
  • Sacudir cobertores;
  • Isolar o ralo de tanques, pias e banheiro.

Cuidado da área externa

Como dito, o ambiente sujo favorece o surgimento do bicho. Manter a área externa sempre limpa inibe a infestação de insetos. Para evitar o aparecimento, o Ministério da Saúde sugere a importância da vizinhança em prol da limpeza.

  • Mantenha jardins e quintais livres de entulho;
  • Evite acúmulo de folhas secas;
  • Evite lixo doméstico por dias no quintal;
  • Mantenha o lixo fechado para evitar baratas;
  • Denuncie matagal em ;
  • Espaços com materiais de construção devem ser monitorados.

Cuidados ao manusear objetos

A maioria dos acidentes com escorpião acontece por atividades diárias, por exemplo, vestir uma roupa ou utilizando o tanque, pois o bicho é sensível ao menor toque. Portanto, a recomendação é redobrar o cuidado ao manusear qualquer item, por exemplo, utilizar luvas ao pegar materiais de construção ou atividades de jardinagem.

Nas áreas rurais, além de todas essas medidas, é essencial preservar os inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e as aves de hábitos noturnos, como a coruja. Estes são os principais predadores dos escorpiões.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos, como o pesticida, para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.

As crianças abaixo de sete anos apresentam maior risco de apresentar sintomas longe do local da picada, como vômito e diarreia, principalmente nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem a aplicação do soro em tempo adequado.

O que fazer em caso de acidente?

A recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

Em Mato Grosso do Sul, os acidentes mais comuns acontecem com a espécie Tityus serrulatus, conhecido como escorpião-amarelo. Só neste ano, cerca de três mil acidentes foram registrados. Campo Grande registrou o maior número de vítimas de escorpiões até o momento, com 787 acidentes. Além da Capital, outros municípios ultrapassam os 100 casos: Três Lagoas (431), Paranaíba (189), (133), Dourados (110), (106) e Cassilândia (104).

Alexandre Moretti de Lima, médico e responsável clínico pelo Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), reforça que crianças e idosos são vítimas mais vulneráveis em risco de evolução dos casos, que pode levar ao óbito.

“Na maioria das vezes, 98% dos casos são de quadro leve, só com dor local. Em crianças e idosos a gente tem que tomar cuidado pelo risco de manifestação sistêmica e necessidade de soro. Se evoluir com o quadro cardiopulmonar, com edema agudo de pulmão, taquicardia, hipertensão, sudorese, salivação e palidez, será necessário a utilização de soro escorpiônico”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina