Cobrança em dobro? Conheça os direitos do consumidor cobrado mais de uma vez por um único serviço
Em processo movido contra uma plataforma de transportes, a passageira afirma ter sido cobrada em duas vezes por uma única viagem
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Já passou pela situação de ser cobrada duas vezes por um único serviço? Foi exatamente o que ocorreu com uma sul-mato-grossense durante suas férias em Balneário Camboriú (Santa Catarina). Em um processo movido contra a Uber do Brasil, a passageira argumenta ter sido cobrada indevidamente, em dobro, por uma única viagem. Ela busca ressarcimento dos valores, além de indenização por danos morais.
Para esclarecer os direitos do passageiro em casos semelhantes, o advogado especializado em direito do consumidor, Gabriel Abreu, explica o procedimento adequado a ser seguido. Antes de tudo, ele destaca a importância de avaliar a dinâmica do ocorrido:
Em 27 de setembro de 2023, a passageira solicitou uma viagem no valor de R$ 54,95, pela praticidade e o acesso à internet. Durante o trajeto, decidiu efetuar o pagamento da corrida via PIX. Após o pagamento, a autora do processo apresentou o comprovante ao motorista, que confirmou estar tudo correto. Contudo, horas depois, ela recebeu uma mensagem de cobrança no valor de R$ 36,89 no aplicativo.
Indignada, a passageira verificou o recibo da viagem no aplicativo e percebeu que o motorista reportou à plataforma que ela havia encerrado a viagem pagando apenas R$ 18,06, deixando o valor de R$ 36,89 pendente. Apesar de entrar em contato com a Uber do Brasil, a vítima foi informada de que nada poderia ser feito.
Diante disso, a mulher decidiu ingressar com um processo contra o motorista e a plataforma do aplicativo, solicitando o ressarcimento do dinheiro e uma indenização por danos morais.
“A requerente passou pelo constrangimento moral devido à perda do tempo útil em resolver a situação, além do prejuízo material de R$ 36,89, que, mesmo que pareça irrisório para a ré, não deixa de ser um valor indevidamente cobrado”, argumenta a defesa.
Direitos do consumidor
O CDC (Código de Defesa do Consumidor) estabelece que, ao receber uma fatura ou cobrança indevida e pagar, o consumidor tem direito a receber o valor em dobro. Caso o estabelecimento ou empresa não atenda ao ressarcimento, o consumidor é orientado a recorrer ao Procon ou ao sistema judiciário.
Mas afinal, quais são os direitos da vítima em casos como esse? O advogado Gabriel Abreu, esclarece que, a primeira recomendação é procurar o Procon (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) para entender os direitos do consumidor e acionar a plataforma.
“Empresas fornecedoras de serviço têm a responsabilidade objetiva, ou seja, independente de culpa elas precisam responder pelos atos praticados por ela e pelos motoristas. Esse caso daria para resolver diretamente no Procon, mas a pessoa também pode entrar direto com um processo, seja na justiça comum ou no juizado”, explica.
No entanto, no processo em questão, em que a vítima solicita danos morais pelo constrangimento gerado, é preciso acionar o judiciário, visto que o Procon não tem competência para determinar uma indenização.
“O Procon vai gerar um processo, eventualmente uma multa administrativa a empresa mas uma indenização ele não têm capacidade de determinar, porque o Procon é um órgão fiscalizatório, a indenização é resolvida obrigatoriamente no poder judiciário”, explica Gabriel Abreu.
A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Uber do Brasil para questionar a situação, mas a empresa informou que não foi possível verificar o caso porque, até o momento, não foram fornecidas à empresa informações suficientes para checar se a ocorrência mencionada se deu em viagem com o aplicativo da Uber.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Em MS 3,4 mil contribuintes receberão lote residual do Imposto de Renda; saiba como consultar
A consulta do 2° lote residual da Restituição do Imposto de Renda estará disponível a partir das 10h desta sexta-feira (22)
Mais de cem quilos de cabelo humano são interceptados em rodovia de MS
Material apreendido está avaliado em R$ 920 mil
Rodri vê Vini Jr. como um dos melhores do mundo, mas cobra evolução: ‘Tem coisas a melhorar’
O espanhol ficou em primeiro lugar nas listas de 49 jornalistas na votação da Bola de Ouro, enquanto o brasileiro liderou a relação de 35 profissionais na premiação.
Menina de 12 anos presenciou crime e gritou por socorro após tentativa de feminicídio em Coxim
Perícia esteve no local e caso é investigado pela DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.