Chuva e frio fazem ipê-rosa florir pela terceira vez no ano em Campo Grande

Entenda como os fenômenos climáticos interferem no comportamento das plantas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Terceira florada de ipês-rosas colore a capital. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Quem anda pelas ruas de Campo Grande durante esta primeira quinzena de setembro se deparou com uma nova florada dos ipês-rosas que cobrem as calçadas e asfalto da cidade. O fenômeno da terceira florada do ipê acontece devido às frentes frias, que chegaram no mês de setembro, às vésperas da primavera.

A florada do ipê é favorecida pelo tempo frio, capaz de criar condições favoráveis para as alternâncias de picos de florada e nascimento de folhas. Dessa forma, a primeira florada do ipê-rosa começou antecipadamente em 2023 na Capital devido à baixa umidade e frentes frias, neste período.

A segunda florada aconteceu no final de junho, em decorrência do veranico, fenômeno que traz o tempo seco após baixas temperaturas. E, inesperadamente, a terceira florada chegou em setembro, também influenciada pelas frentes frias, mesmo às vésperas da primavera.

O que todo mundo se pergunta é se as mudanças climáticas estariam interferindo no ritmo de floração dos ipês. Esta reportagem o Midiamax abordou ‘a louca’ causada nos ipês por causa das mudanças climáticas.

Flores de ipê-rosa colorem as ruas de Campo Grande. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Fenômeno incomum

De acordo com o biólogo, Milton Longo, estímulos favorecerem os picos de florada ao longo do inverno, nas janelas de períodos reprodutivos do ipê-rosa. Neste ano, os ipês já estavam na fase de desenvolvimento de folhas para atender o ciclo normal da segunda florada, e floresceu novamente.

“Não é comum, isso advém mesmo desses eventos de temperatura, umidade e pluviosidade, próprios do período de inverno, que vão ‘enganando’ a fisiologia da planta”, explica o biólogo.

O fato é que as floradas costumam durar cerca de uma semana, então quem pretende aproveitar essa última oportunidade do ano para tirar fotos deve se apressar.

Flores da terceira florada de ipê-rosa. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Capital dos Ipês

Conhecida como “Cidade Árvore Mundo”, Campo Grande concentra o maior número de árvores na área urbana, sendo o Ipê a mais tradicional. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo. Uma característica que o diferencia das demais árvores é quando suas flores nascem e as folhas caem dos galhos.

A temporada de floração dos ipês começa em junho e segue até setembro. O ipê-rosa costuma florescer em junho, o amarelo em julho/agosto e o branco em agosto/setembro.

Conteúdos relacionados