Árvore símbolo de , anualmente, entre os meses de maio a setembro, os ipês enfeitam a cidade com suas cores, cativando aqueles que aguardam ansiosamente para capturar o desabrochar das flores. Em 2023, todas as tonalidades já deram o ‘ar da graça' na Capital, o que levanta a reflexão: estariam as mudanças climáticas mudando o ritmo da floração dos ipês?

Doutor em biodiversidade vegetal e professor do curso de Ciências Biológicas da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Climbiê Ferreira Hall, explica que, embora pareça adiantada, a floração dos ipês está de acordo com os padrões das diferentes espécies.

“De fato, as mudanças climáticas têm o potencial de influenciar o início da floração, no entanto, neste ano, essa ocorrência se encaixa nos padrões, uma vez que cada espécie tem sua própria janela de tempo para florescer”, destaca ele.

A temporada do ipê-branco dura entre 3 e 5 dias. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O desabrochar dos ipês se estende de junho a setembro. O ipê-rosa costuma ser o pioneiro, mostrando suas flores já em junho; o amarelo segue entre julho e agosto, enquanto o branco aparece entre agosto e setembro.

Rápidas e marcantes, as floradas costumam durar, em média, uma semana e variam conforme a concentração de água na atmosfera.

Ipê ou Jacarandá?

Jacarandá
Jacarandá em Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Nos últimos dias, flores com tons arroxeados têm chamado a atenção dos campo-grandenses. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, essas flores não são um ipê-roxo, mas sim o jacarandá, considerado “primo” dos ipês.

“O Ipê-roxo, na verdade, tem a flor rosa, só que em um tom mais escuro do que as espécies que normalmente chamamos de Ipê-rosa. Essas espécies florescem normalmente de maio até agosto”, esclareceu.

Ipê florido (Foto: Kisie Ainoã/Jornal Midiamax)

Climbiê explica que o jacarandá tem flores que se assemelham às do ipê, uma vez que ambas pertencem à família Bignoniaceae, mas divergem em gênero.

“A confusão é compreensível, já que as flores são parecidas, mas o jacarandá é apenas um grupo próximo aos ipês”, enfatiza o professor.

Conforme o biólogo, “ipê” é o termo comum que abrange várias espécies diferentes da família Bignoniaceae, normalmente dos gêneros Tabebuia e Handroanthus.

“Temos também o ipê-verde, cujo florescer ocorre de agosto a setembro. No entanto, apesar do nome, o ipê-verde pertence a um gênero diferente da família Bignoniaceae, o gênero Cybistax”, destaca.

A Bignoniaceae é uma família botânica representada por aproximadamente oitocentas espécies em 110 gêneros.

Jacarandá
Flores do Jacarandá (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Capital dos Ipês

Conhecida como “Cidade Árvore Mundo”, Campo Grande concentra o maior número de árvores na área urbana, sendo o Ipê a mais tradicional. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo. Uma característica que o diferencia das demais árvores é quando suas flores nascem e as folhas caem dos galhos.

Início Florada Ipês amarelos
Ipês-amarelos encantam quem passa por Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)