O tradicional Excon Tápio (Exercício Conjunto) acontece a partir desta segunda-feira (14), na Base Aérea de Campo Grande. A sexta edição reúne mais de 700 militares da FAB, do Brasil, e países parceiros para o treinamento militar em simulação de guerra. A atividade conta com uso de caças A-29 Super Tucano.

Durante 20 dias, os militares desempenham ações de desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, conforme situações hipotéticas de conflito. Segundo o CMO (Comando Militar do Oeste), o exercício é considerado um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela FAB, como finalidade no amadurecimento, além do adestramento técnico de unidades militares.

“O EXCON Tápio visa, também, promover o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Brasileiras”.

Neste ano, serão desempenhadas aeronaves militares como caças A-29 Super Tucano e A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal e os vetores E-99 e R-99. As missões envolvem reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, NVG (Óculos de Visão Noturna), apoio aéreo aproximado, lançamento de paraquedistas e cargas e evacuação aeromédica.

Vale lembrar que a atividade não é aberta ao público, mas pode ser notada com movimentação no céu até dia 1º de setembro.