Campo Grande pontuou 19,2 milímetros de nas últimas 24h, conforme o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Nesta quarta-feira (20), vários bairros registraram alagamento e enxurrada com alto volume de água.

As chuvas amenizam as temperaturas após a onda de calor, como previsto. O frio não deve fazer jus, entretanto, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o e a aproximação de uma frente fria oceânica favorecem a formação de nuvens e chuvas.

O Cemtec reforça que os maiores acumulados estão previstos pata a região centro-norte e oeste do Estado. As instabilidades também somam a influência da disponibilidade de umidade e aquecimento diurno, ou seja, as regiões terão clima típico de verão, com sol e chuva no mesmo dia.

Corumbá lidera o ranking das cidades mais chuvosas nas últimas horas, com 61,4 milímetros, em seguida está (21,4 mm), a Capital, (17 mm), Fátima do Sul (15 mm) e (14,6 mm).

Leve o guarda-chuva

As chuvas devem continuar ao longo desta semana, com chuvas a qualquer momento do dia. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

O temporal deve acompanhar rajadas de vento de 40 a 60 km/h, com possível queda de granizo. A condição favorece o risco de alagamentos, corte de energia elétrica e queda de árvore. Portanto, a recomendação é evitar se abrir debaixo de árvores ou torres de transmissão.