Mato Grosso do Sul enfrenta recordes de calor em pleno inverno. registrou na quinta-feira (24) o menor índice de umidade relativa do ar do ano, que foi de 17%. O alerta de risco à saúde permanece nesta sexta-feira (25).

O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informa que a análise de satélite mostra uma fina camada de fumaça, deixando o céu com tom acinzentado em MS. Três Lagoas lidera o ranking estadual com 15% em umidade do ar.

Entretanto, a mudança no tempo prevista para essa sexta-feira, aproxima nebulosidade associada a chuvas na região sul, devido ao avanço da frente fria, aliado ao deslocamento de cavados e atuação de uma baixa pressão atmosférica no Paraguai.

Antes da mudança, os termômetros beiraram os 40°C, como em com 39,2°C. Na quinta-feira, Paranaíba marcou 38°C, a mais alta do dia. A região pantaneira de Nhumirim e Nhecolândia 37,7°C e Miranda 37,5°C.

Alerta

A região pantaneira, norte e bolsão do Estado permanecem no alerta de baixa umidade do (Instituto Nacional de Meteorologia), com índice de 20 a 30%. O aviso é de risco à saúde e de incêndios florestais.

Estão no aviso: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, e Três Lagoas.