Mato Grosso do Sul bateu novos recordes de calor para o ano, neste sábado (23). Em Água Clara e a temperatura máxima chegou aos 42°C, segundo o . Em outras três cidades o calor passou dos 40°C.

Dados de estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) confirmam que às 14h, a temperatura máxima alcançou pico de 42,2°C em Água Clara, com 19% de umidade relativa do ar.

Em Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, o pico de calor de 42°C também foi registrado às 14h, quando a umidade relativa do ar era de 21%. Nas duas cidades a temperatura subiu consideravelmente em relação à sexta-feira, quando atingiu recordes de 41°C.

Em e Paranaíba, na região leste, as máximas chegaram a 40,4°C na sexta-feira (22), até então um recorde. Mas neste sábado, Três Lagoas atingiu 41,5°C às 14h com 17% de umidade relativa do ar. Por lá, dados do Inmet mostram que do meio-dia às 15h o calor ficou acima de 40°C.

Já em Paranaíba, às 14h, foi registrado 41,2°C com umidade relativa do ar em 16%. Segundo o Inmet, no município do meio-dia, às 15h, o calor ficou acima dos 40°C.

Confira as maiores temperaturas atingidas neste sábado:

  • 42.2°C Água Clara
  • 42°C Porto Murtinho
  • 41.5 Três Lagoas
  • 41.2°C Paranaíba
  • 41.2°C Pedro Gomes
  • 40.4°C Coxim
  • 40.4°C Nhecolandia (Pantanal)
  • 40.2°C Angélica
  • 40.1°C – Culturama
  • 40.1°C Nova Andradina
  • 38.8°C Dourados
  • 37.7°C Ponta Porã
  • 37.3°C Campo Grande

Previsão é de 43°C no fim de semana em MS

A onda de calor formada por um bloqueio atmosférico aliado ao fenômeno El Niño deve ganhar ainda mais força no fim de semana. De acordo com o Cemtec/MS, a previsão aponta para temperaturas máximas entre 40°C e 43°C

Para piorar a situação, aliado a previsão de calor intenso, é esperado temperatura do ar em níveis muito baixos, em torno de entre 10% e 20%. A onda de calor deve perder força só na segunda-feira (25), mas não há previsão de novas frentes frias.

A primavera começa oficialmente no sábado, 23 de setembro. De acordo com o Cemtec/MS, entre os dias 21 de setembro e 07 de outubro de 202 são previstos acumulados de chuvas de até 100 mm, com os maiores acumulados previstos para as regiões leste, sudeste e nordeste do estado de Mato Grosso do Sul.

Redobre cuidados com a saúde

Manter a hidratação é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A nutricionista Jackeline Stacy de Alcântara explica que nos períodos de altas temperaturas o corpo segue a natureza de tentar regular a temperatura, sendo assim, esse processo exige mais do metabolismo, que precisa eliminar mais água para o controle.

A alimentação influencia na maneira positiva ou negativa, a desregulação do hábito saudável acarreta episódios de má digestão, desidratação e sobrecarga renal.

“O ideal seria focar na hidratação, tomar bastante água e não vale o tereré, sucos de preferência da fruta, chás gelados, mas evitando os diuréticos, como o hibisco, chá-verde, cavalinha, etc., frutas com bastante teor de água também são ótimas, por exemplo, a melancia, melão, laranja e abacaxi. Aumentar o consumo de legumes e verduras é importante também porque são alimentos fontes de alguns minerais que perdemos com o excesso de transpiração, além de facilitar a digestão”.