Pular para o conteúdo
Cotidiano

Calor surreal: em novo recorde, temperatura em Porto Murtinho e Água Clara chega a 42°C

Aliada ao calor extremo, umidade relativa do ar ficou em 20% nas cidades mais quentes de Mato Grosso do Sul
Priscilla Peres -
tempo 2023
Mato Grosso do Sul (Henrique Arakaki, Midiamax)

bateu novos recordes de calor para o ano, neste sábado (23). Em Água Clara e a temperatura máxima chegou aos 42°C, segundo o . Em outras três cidades o calor passou dos 40°C.

Dados de estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) confirmam que às 14h, a temperatura máxima alcançou pico de 42,2°C em Água Clara, com 19% de umidade relativa do ar.

Em Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, o pico de calor de 42°C também foi registrado às 14h, quando a umidade relativa do ar era de 21%. Nas duas cidades a temperatura subiu consideravelmente em relação à sexta-feira, quando atingiu recordes de 41°C.

Em Três Lagoas e Paranaíba, na região leste, as máximas chegaram a 40,4°C na sexta-feira (22), até então um recorde. Mas neste sábado, Três Lagoas atingiu 41,5°C às 14h com 17% de umidade relativa do ar. Por lá, dados do Inmet mostram que do meio-dia às 15h o calor ficou acima de 40°C.

Já em Paranaíba, às 14h, foi registrado 41,2°C com umidade relativa do ar em 16%. Segundo o Inmet, no município do meio-dia, às 15h, o calor ficou acima dos 40°C.

Confira as maiores temperaturas atingidas neste sábado:

  • 42.2°C Água Clara
  • 42°C Porto Murtinho
  • 41.5 Três Lagoas
  • 41.2°C Paranaíba
  • 41.2°C Pedro Gomes
  • 40.4°C
  • 40.4°C Nhecolandia (Pantanal)
  • 40.2°C Angélica
  • 40.1°C Fátima do Sul – Culturama
  • 40.1°C Nova Andradina
  • 38.8°C Dourados
  • 37.7°C Ponta Porã
  • 37.3°C Campo Grande

Previsão é de 43°C no fim de semana em MS

A onda de calor formada por um bloqueio atmosférico aliado ao fenômeno El Niño deve ganhar ainda mais força no fim de semana. De acordo com o /MS, a previsão aponta para temperaturas máximas entre 40°C e 43°C

Para piorar a situação, aliado a previsão de calor intenso, é esperado temperatura do ar em níveis muito baixos, em torno de entre 10% e 20%. A onda de calor deve perder força só na segunda-feira (25), mas não há previsão de novas frentes frias.

A primavera começa oficialmente no sábado, 23 de setembro. De acordo com o Cemtec/MS, entre os dias 21 de setembro e 07 de outubro de 202 são previstos acumulados de chuvas de até 100 mm, com os maiores acumulados previstos para as regiões leste, sudeste e nordeste do estado de Mato Grosso do Sul.

Redobre cuidados com a saúde

Manter a hidratação é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A nutricionista Jackeline Stacy de Alcântara explica que nos períodos de altas temperaturas o corpo segue a natureza de tentar regular a temperatura, sendo assim, esse processo exige mais do metabolismo, que precisa eliminar mais água para o controle.

A alimentação influencia na maneira positiva ou negativa, a desregulação do hábito saudável acarreta episódios de má digestão, desidratação e sobrecarga renal.

“O ideal seria focar na hidratação, tomar bastante água e não vale o tereré, sucos de preferência da fruta, chás gelados, mas evitando os diuréticos, como o hibisco, chá-verde, cavalinha, etc., frutas com bastante teor de água também são ótimas, por exemplo, a melancia, melão, laranja e abacaxi. Aumentar o consumo de legumes e verduras é importante também porque são alimentos fontes de alguns minerais que perdemos com o excesso de transpiração, além de facilitar a digestão”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Duas carretas são apreendidas com mais de 600 pneus contrabandeados

Cristo Redentor abraça cachorro em ação pelo Dia dos Animais de Rua

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Temporal causa alagamento e fecha rodovias no Rio de Janeiro

Últimas Notícias

Brasil

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

O julgamento virtual começou na semana passada e não tem data para ser retomado

Mundo

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Remontou à guerra do Paraguai (1864-1870)

Cotidiano

Familiares procuram por Vanessa Rebeca que desapareceu em Três Lagoas

Familiares procuram por Vanessa Rebeca de 12 anos que desapareceu no Bairro Vila Piloto em Três Lagoas, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (04). A mesma possuí autismo e faz uso de remédios controlados. Caso alguém tenha visto a Vanessa, favor entrar em contato com a mãe, Kenia, pelo 67 99184-4244 ou … Continued

Polícia

Motorista foge e abandona carro com 976 Kg de maconha na BR-376

Iniciou-se uma perseguição até que o condutor abandonou