A segunda-feira pós-feriadão começou quente em Mato Grosso do Sul. A temperatura passou dos 38°C em 27 cidades do Estado, conforme monitoramento feito por estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O calor chegou a 42,4°C em Porto Murtinho e ficou na casa dos 40°C em Corumbá, Inhumirim (Pantanal) e Coxim. No domingo (15), Porto Murtinho registrou 41,8°C de temperatura máxima, sendo a cidade mais quente do país.

Mas nesta tarde o calor também é intenso em Três Lagoas e Água Clara, com 39,5°C e Iguatemi com 39,6°C. Em Amambai a temperatura máxima foi de 39,3°C nesta segunda-feira (16) e em Juti de 39°C, bem como Aquidauana e Laguna Caarapã.

Já Sete Quedas, Itaquiraí, Caarapó, Fátima do Sul, Itaporã, Angélica, Nova Andradina, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo, Miranda as temperaturas máximas passaram dos 38°C.

Em Campo Grande, a máxima chegou a 37°C nesta segunda-feira (16).

Nova onda de calor?

Mato Grosso do Sul terá uma semana de altas temperaturas. A previsão feita pelo Cemtec/MS aponta para dias de calor intenso, com temperaturas máximas em 41°C. Porém, há chances de temporais.

A atmosfera climática atual não caracteriza uma onda de calor, já que o tempo deve ficar instável e com chuva. Na terça-feira (17) e na quarta-feira (18), o calor deve predominar no Mato Grosso do Sul, com possibilidade de chuvas isoladas.

Mas na quinta-feira (19) o tempo deve ficar instável, com temporais, raios e até queda de granizo, graças a chegada de uma frente fria. Ainda assim o calor continua, mas as mínimas devem ficar na casa dos 20°C.