Mato Grosso do Sul tem vivido dias de trégua do calorão, com aumento das e temperaturas mais amenas. Mas com a proximidade do verão, o que esperar do clima em dezembro de 2023? A meteorologia destaca a entrada do El Niño na fase de forte intensidade que deve impactar no clima.

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro e tem como principal característica o aumento na frequência das chuvas no Centro-Oeste. Com o calor intenso, devem ocorrer tempestades com maior frequência.

Conforme tendência mensal feita pelo Metsul, na primeira semana de dezembro deve haver chuvas acima na média na região sul do Mato Grosso do Sul, com as demais do Estado com estabilidade. Na segunda semana de dezembro em diante há estabilidade nas chuvas, com leve redução.

Já em relação à temperatura, o Metsul destaca as temperaturas acima da média, mas com menor probabilidade de ondas de calor duradouras. A tendência mostra redução nas chuvas na última semana do ano e temperaturas altas.

El Niño em máxima potência

De acordo com previsão do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os próximos três meses serão de muito calor e pouca chuva em Mato Grosso do Sul.

Conforme o Cemtec/MS, no trimestre de dezembro a fevereiro de 2024, o fenômeno El Niño, que tem contribuído para o aumento das temperaturas, deve atingir sua intensidade máxima. Isso significa que as temperaturas podem aumentar ainda mais, há possibilidade de novas ondas de calor e tempestades podem ocorrer.

Dessa forma, é esperado um trimestre “bem mais quente que o normal”, com temperaturas entre 40°C e 43°C no Mato Grosso do Sul. É esperado que as temperaturas superem a primavera, até agora caracterizada pelas intensas e constantes ondas de calor.

Saiba Mais