El Niño deve ficar mais intenso e próximos meses serão de muito calor e pouca chuva em MS

Verão deve superar as temperaturas registradas na primavera, no Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
sol
Céu encoberto de fumaça (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Para quem está na espera de um fim de ano típico, com muita chuva e calor ameno, as notícias não são nada animadoras. De acordo com previsão do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os próximos três meses serão de muito calor e pouca chuva em Mato Grosso do Sul.

Conforme o Cemtec/MS, no trimestre de dezembro a fevereiro de 2024, o fenômeno El Niño, que tem contribuído para o aumento das temperaturas, deve atingir sua intensidade máxima. Isso significa que as temperaturas podem aumentar ainda mais, há possibilidade de novas ondas de calor e tempestades podem ocorrer.

Dessa forma, é esperado um trimestre “bem mais quente que o normal”, com temperaturas entre 40°C e 43°C no Mato Grosso do Sul. É esperado que as temperaturas superem a primavera, até agora caracterizada pelas intensas e constantes ondas de calor.

Chuvas abaixo da média

Dezembro e janeiro são normalmente caracterizados pelas ‘chuvas de verão’, sempre no fim da tarde e depois de um dia quente. Mas o cenário não deve ser esse neste próximo verão, já que a previsão aponta para um período mais seco.

“Entendemos que a precipitação deve se manter dentro ou ligeiramente abaixo da média climatológica em grande parte do estado para o trimestre”, aponta previsão do Cemtec/MS para dezembro, janeiro e fevereiro.

Conteúdos relacionados