permanece no alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) diante da onda de calor. Os termômetros podem ultrapassar 5°C acima do normal para o período. Nesta quarta-feira (18), a umidade relativa do ar varia de 12 a 30% em todo o Estado.

A condição favorece risco à saúde e incêndios florestais. O aviso amarelo, com grau de severidade de perigo, está vigente até 21h desta quarta-feira.

O aviso mais severo classifica as cidades de Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, e Sonora.

Já a onda de calor predomina em todas as regiões. A previsão indica que a condição climática continua influenciando as altas temperaturas em MS até o fim de semana.

A recomendação é ingerir bastante água, evitar direta ao sol, não passear com animais de estimação em horários mais quentes e fazer exercícios físicos ao ar livre em horários de temperaturas amenas.

Altas temperaturas

Desde o início da semana, cidades do Estado estão listados entre as regiões mais quentes do Brasil. Apesar da onda de calor entrar em vigor na terça-feira (17), na segunda-feira (16) as cidades de Mato Grosso do Sul registraram calor mais intenso. Em Porto Murtinho, os termômetros marcaram 42,4°C ontem e ficaram na casa dos 40°C em Corumbá, Inhumirim (Pantanal) e Coxim.

Outras 26 cidades tiveram calor acima dos 38°C na segunda-feira e, em , os termômetros marcaram 37°C. Mas nesta terça-feira (17), estações meteorológicas mostram a temperatura mais amena.

Em Corumbá, ao meio-dia, os termômetros marcavam 41,3°C e em Amambai 40,2°C. Apenas em Aquidauana, e Ribas do Rio Pardo marcaram calor acima dos 39°C hoje e em Campo Grande a máxima chegou a 35,7°C ao meio-dia.

A situação acontece porque, apesar das temperaturas altas, há possibilidade de chuvas em cidades da região sul de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (17) e na quinta-feira (19), uma frente fria chega ao Estado, com maior incidência da região central para baixo.

Chuva abaixo da média em outubro

Durante os primeiros 15 dias de outubro, apenas duas cidades de Mato Grosso do Sul tiveram chuvas consideráveis e acima do que é esperado para o mês. Dados do Cemtec/MS mostram que apenas em Rio Brilhante (18%) e Nova Andradina (7%) as chuvas ultrapassaram a média histórica de outubro.

Em todas as outras cidades analisadas, as chuvas estão abaixo da média, com destaque para Porto Murtinho, Rochedo, Campo Grande, Iguatemi, Sete Quedas e Ponta Porã, onde a registrada é 90% ou mais abaixo do esperado.