Aeronaves de guerra do Exército americano estão em para o treinamento da Operação Tápio, que reúne mais de 700 militares da FAB (Força Aérea Brasileira), Exército e Marinha durante todo o mês de agosto em exercício conjunto.

As aeronaves que estão na de Campo grande são dois Boeings C-17 Globemaster da USAF (Forças Aéreas Americanas). Esse modelo de aeronave ganhou repercussão mundial em 2021 por transportar mais de 640 pessoas fugindo do Afeganistão um dia após o grupo extremista tomar o poder no país. A imagem com pessoas espremidas no compartimento de carga do avião foi publicada por jornais em todo o mundo.

O que é o Excon Tápio

Durante 20 dias, os militares desempenham ações de desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, conforme situações hipotéticas de conflito. Segundo o CMO (Comando Militar do Oeste), o exercício é considerado um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela FAB, como finalidade no amadurecimento, além do adestramento técnico de unidades militares.

“O EXCON Tápio visa, também, promover o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Brasileiras”.

Neste ano, serão desempenhadas aeronaves militares como caças A-29 Super Tucano e A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal e os vetores E-99 e R-99. As missões envolvem reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, NVG (Óculos de Visão Noturna), apoio aéreo aproximado, lançamento de paraquedistas e cargas e evacuação aeromédica.

Vale lembrar que a atividade não é aberta ao público, mas pode ser acompanhada pela movimentação nos céus da Capital até dia 1º de setembro.