A (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) esclareceu que os idosos que enfrentavam calor e sol ao ar livre, durante a prova de atletismo dos Jogos da Melhor Idade, iriam entrar na pista do para competir, na manhã desta quarta-feira (16).

Segundo a assessoria de imprensa da pasta, a competição teve início às 8h e encerrou às 10h30. Havia instalação de tendas próximas, na sombra e com hidratação. Entretanto, não era possível uma tenta dentro da pista. Assim, os idosos flagrados debaixo do sol e sentados nas cadeiras estavam prestes a competir.

Ainda conforme a fundação, cada grupo que competia era alocado na pista, por exemplo, os 10 atletas que competiram no próximo circuito aguardavam nas cadeiras. Portanto, sem excesso na ao sol e calor.

competição
Competição reuniu vários atletas (Divulgação, Fundesporte)

Cena causou incômodo

Apesar de esclarecido, uma moradora, que preferiu não se identificar, ficou incomodada com a cena de espera na pista. “Só tem pessoas de idade, até se protegendo do sol com cadeira. Achei um desleixo. [Tem] pessoas idosos sentadas ao relento, sem ao menos uma tenda. Isso é um campeonato estadual, vem pessoas de todo o interior do Estado”, relata”.

Vale lembrar que apenas as provas de atletismo foram feitas no parque, as demais acontecem no Bosque Expo. Os Jogos da Melhor Idade visam sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando canais de comunicação, o convívio social, a promoção da autoestima, troca de experiências com as demais gerações, contribuindo para a qualidade de vida e reversão da imagem do idoso em nossa sociedade.

Saiba Mais