O prazo de matrícula para os candidatos convocados na 1ª chamada da seleção 2023 do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) já está aberto e deve ser feito até sexta-feira (13).

O ingresso é para cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados em dez municípios. Para se matricular, o candidato deve acessar o Sistema de Matrículas do IFMS, neste link. O acesso ao sistema poderá ser feito com usuário e senha do gov.br.

No Edital nº 061.11/2022 está disponibilizada a lista dos aptos para matrícula, a partir da página 3. Quem não possui acesso à internet poderá fazer a matrícula presencialmente, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus do IFMS para o qual se inscreveu, observando o endereço e o horário de atendimento de cada unidade.

Documentos para a matrícula:

  • histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • documento oficial de identificação com foto;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (quando pertinente);
  • uma foto atual digital 3×4 ou selfie.

A segunda chamada e a lista de espera serão divulgadas no dia 19 de janeiro, com matrículas e manifestação de interesse na vaga entre os dias 23 e 27 deste mês. Todos os editais referentes ao Exame de Seleção 2023 estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Vagas remanescentes

Nos cursos com vagas não preenchidas e sem lista de espera, os candidatos em lista de espera de outros cursos do mesmo campus poderão manifestar interesse na vaga.

Essa manifestação deverá ser feita de forma presencial nesta segunda (9) e terça-feira (10), na Cerel do campus para o qual se inscreveu, observando o endereço e o horário de atendimento de cada unidade.

Para preencher a vaga, será preciso apresentar os documentos listados no item 5 do edital de convocação da primeira chamada.

De acordo com a Diretoria de Educação Básica do IFMS, ao todo, são 144 vagas remanescentes em cursos dos dez campi do IFMS.

Confira na tabela:

Foto: Reprodução

A partir de quarta-feira (11), caso ainda haja vagas remanescentes, cada campus poderá abrir inscrições para quaisquer candidatos interessados, conforme item 9.5 do edital de abertura do processo seletivo.

A manifestação de interesse na vaga deverá ser feita de forma presencial, na Cerel do campus do IFMS, com a apresentação dos documentos previstos no edital de convocação (item 5).

Exame

O Exame de Seleção ofertou 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, nos campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Ao todo, o IFMS abriu vagas em 12 opções de cursos: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Nesta modalidade de ensino, o estudante cursa as disciplinas da formação técnica de forma integrada às do ensino médio. Ao concluir o curso, ele pode tanto atuar na área de formação quanto ingressar no ensino superior.

De acordo com os calendários letivos de 2023, as aulas terão início em 7 de fevereiro. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.