Após reunião, neurocirurgia da Santa Casa cancela paralisação em Campo Grande

Paralisação estava marcada para esta tarde, mas setor deu um novo prazo para atender às reivindicações

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
santa casa
Cirurgia na Santa Casa (Foto: Divulgação/ Santa Casa)

Após reunião entre o setor de neurocirurgia e Santa Casa, os médicos neurocirurgiões cancelaram a paralisação, que estava prevista para esta terça-feira (6), no hospital.

Conforme Diretor Técnico da Santa Casa, William Leite Lemos, o serviço de neurocirurgia será estendido até o dia 19 deste mês. Enquanto isso, as partes continuarão dialogando para entrar em acordo.

O hospital é referência em neurocirurgia e já chegou a ter 14 especialistas, mas, atualmente, o quadro é de apenas sete médicos neurocirurgiões. Por conta desse baixo número de efetivo, os profissionais alegam sobrecarga de trabalho.

A Santa Casa opera com dois profissionais em um plantão de 24 horas, isso significa que em um dia, o hospital paga 48 horas de plantão. Entre as reivindicações, os médicos pedem aumento no valor pago por hora de plantão, como forma de tornar o trabalho mais atrativo.

Em 2022 foram mais de 1,8 mil procedimentos realizados pelo setor – cerca de 150 cirurgias por mês. “Cirurgias longas, que demandam muito da parte física do profissional”, reconheceu William.

Diretor de estratégia e negócios da Santa Casa, João Carlos Marchezan, detalhou ao Jornal Midiamax que o pagamento é de R$ 160 por hora de plantão, além de adicional por produção.

Participaram da reunião representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande e Ministério Público de MS.

A Santa Casa é a única do Estado com habilitação para atendimento nessa categoria de neurocirurgia. E, para evitar que os médicos parem as atividades, a Santa Casa afirma que está em negociações.

Conteúdos relacionados

detran
moreninhas