Após reunião entre o setor de neurocirurgia e Santa Casa, os médicos neurocirurgiões cancelaram a paralisação, que estava prevista para esta terça-feira (6), no hospital.

Conforme Diretor Técnico da Santa Casa, William Leite Lemos, o serviço de neurocirurgia será estendido até o dia 19 deste mês. Enquanto isso, as partes continuarão dialogando para entrar em acordo.

O hospital é referência em neurocirurgia e já chegou a ter 14 especialistas, mas, atualmente, o quadro é de apenas sete médicos neurocirurgiões. Por conta desse baixo número de efetivo, os profissionais alegam sobrecarga de trabalho.

A Santa Casa opera com dois profissionais em um plantão de 24 horas, isso significa que em um dia, o hospital paga 48 horas de plantão. Entre as reivindicações, os médicos pedem aumento no valor pago por hora de plantão, como forma de tornar o trabalho mais atrativo.

Em 2022 foram mais de 1,8 mil procedimentos realizados pelo setor – cerca de 150 cirurgias por mês. “Cirurgias longas, que demandam muito da parte física do profissional”, reconheceu William.

Diretor de estratégia e negócios da Santa Casa, João Carlos Marchezan, detalhou ao Jornal Midiamax que o pagamento é de R$ 160 por hora de plantão, além de adicional por produção.

Participaram da reunião representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande e Ministério Público de MS.

A Santa Casa é a única do Estado com habilitação para atendimento nessa categoria de neurocirurgia. E, para evitar que os médicos parem as atividades, a Santa Casa afirma que está em negociações.