Após recorde de 37,6°C, pancadas de chuva refrescam calorão em Campo Grande
Pancadas de chuva em dias de calor intenso são comuns e aliviam, mas a previsão é de que as temperaturas aumentem ainda mais no fim de semana
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Campo Grande registrou temperatura máxima de 37,6°C às 14h desta sexta-feira (22), e atingiu um novo recorde. No dia mais quente do ano, até agora, às 9h os campo-grandenses já sentiam calor acima dos 34°C, mas no meio da tarde pancadas de chuvas isoladas aliviaram o calorão.
A chuva ocorreu de maneira isolada, atingindo apenas alguns bairros de Campo Grande. Leitores do Jornal Midiamax relataram que no bairro Coophavila II a chuva foi intensa e durou em torno de uma hora. No bairro Taveirópolis também choveu consideravelmente e há relatos ainda no Parati, Maria Aparecida Pedrossian, Tiradentes e Pioneiros.
Pancadas de chuva em dias de calor intenso são comuns. A meteorologista Valesca Fernandes, do Cemtec/MS, explica que a precipitação acontece em decorrência do aquecimento que forma pancadas de chuva isoladas.
Cenário parecido aconteceu na quarta-feira (20), quando Campo Grande registrou temperatura máxima de 36°C, o recorde do ano até então. Mas a tarde, a chuva aliviou o calorão e derrubou as máximas em mais de 10°C, o que garantiu uma noite mais fresca.
Diferente de anteontem, nesta sexta-feira a temperatura caiu apenas três graus após as chuvas. Os dados são de estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Dia mais quente de 2023, até agora
Esta sexta-feira (22) é o oficialmente o dia mais quente de 2023, até agora. Sete municípios registram temperatura máxima acima dos 40°C e com recorde de calor neste ano, segundo dados do Cemtec/MS.
- Porto Murtinho 41,5°C
- Água Clara 41,2°C
- Três Lagoas 40,4°C
- Paranaíba 40,4°C
- Pedro Gomes 40,1°C
- Coxim 40,8°C
- Bataguassu 40°C
Conforme dados do Cemtec/MS, o calor registrado nesta sexta-feira (22) foi recorde em todas as cidades de Mato Grosso do Sul para o ano, com exceção para Pedro Gomes, que no dia 17 de setembro registrou 40,7°C.
Calor deve piorar no fim de semana
A onda de calor formada por um bloqueio atmosférico aliado ao fenômeno El Niño deve ganhar ainda mais força no fim de semana. De acordo com o Cemtec/MS, a previsão aponta para temperaturas máximas entre 40°C e 43°C
Para piorar a situação, aliado a previsão de calor intenso é esperado temperatura do ar em níveis muito baixos, em torno de entre 10% e 20%. A onda de calor deve perder força só na segunda-feira (25), mas não há previsão de novas frentes frias.
A primavera começa oficialmente no sábado, 23 de setembro. De acordo com o Cemtec/MS, entre os dias 21 de setembro e 07 de outubro de 202 são previstos acumulados de chuvas de até 100 mm, com os maiores acumulados previstos para as regiões leste, sudeste e nordeste do estado de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
Há quatro meses, vizinhança lida com som alto, impedimento de trânsito de pedestres e falta de privacidade em seus estacionamentos
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.