O mutirão para desafogar processos de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) do (Departamento Estadual de de MS) iniciou na segunda-feira (30) com quase 300 exames práticos realizados.

Foram 148 exames pela manhã e 145 exames à tarde, todos da categoria B. Mesmo com boa adesão, 167 vagas ficaram abertas neste primeiro dia de mutirão em , segundo o órgão.

O objetivo da força-tarefa é para oportunizar que os alunos com processos de CNH iniciados entre 2019 e 2022 possam fazer o exame prático antes de expirar o prazo estabelecido pelo (Conselho Nacional de Trânsito), de 31 de dezembro de 2023.

Na terça e quarta-feira (31/10 e 1º/11) o Detran-MS disponibilizou 1.110 vagas e os agendamentos ainda estão abertos. Os exames devem ser agendados pelos Centros de Formação de Condutores.

Com poucas vagas, alunos ficam ‘represados'

Autoescolas têm enfrentado problemas com o número de vagas disponibilizadas para exames práticos do Detran-MS e a quantidade de alunos que precisam fazer o teste em Campo Grande.

Por conta da grande demanda, o tempo que os alunos ficam sem praticar é grande e acabam não indo tão bem ao fazer o exame, segundo relatos colhidos pela reportagem.

Os processos para tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na época de pandemia (iniciados em 2019, 2020, 2021 e 2022) vencem em dezembro desse ano, após prorrogação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Ou seja, os alunos estão correndo contra o tempo para conseguir fazer o exame.

Além desses estudantes, há também os alunos que começaram mais recentemente no processo para tirar a CNH e querem dar andamento. Esse montante acaba represado e os processos atrasando.

Ao todo, o Detran-MS oferece 80 vagas (40 pela manhã e 40 à tarde) às segundas, terças e quintas. Esse número precisa atender as 56 autoescolas de Campo Grande.