Lixo ‘transbordando' e moradores desesperados, esse foi o cenário narrado pelos leitores do Jornal Midiamax, após o feriado de Natal, celebrado na última segunda-feira (25). Embora a coleta seletiva tenha sido retomada na terça-feira (26), três dias depois, muitas áreas permaneciam com resíduos não recolhidos, provocando insatisfação em várias regiões da cidade.

Apesar das inúmeras reclamações recebidas pelo Midiamax, na manhã desta sexta-feira (29), o cenário apresentava uma mudança significativa, e os próprios moradores expressaram conformidade com a situação.

Luciano Marangoni, corretor de imóveis e morador do bairro Rita Vieira, menciona que está habituado a situações assim durante as festividades de Natal e Ano Novo. Na quarta-feira (28), moradores do mesmo bairro denunciaram que o caminhão de coleta não passava há mais de seis dias.

“Passaram ontem a tarde, haviam parado por conta do Natal, mas hoje já estava tudo recolhido. Só não passaram na quarta-feira, geralmente passa quarta e sexta”, disse o morador.

Lixeira vazia no Rita Vieira
Lixeira vazia no Rita Vieira (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Na parte ‘nobre' da Capital, há quem diga que situações como essa nem chegam a ocorrer.

“Não notei nenhum acúmulo de lixo, aqui é centro, não fica sujeira. Hoje de manhã estavam limpando a rua, mas só folhas, o que é normal”, diz Lilian, moradora da Rua .

Apesar do relato, até ontem, moradores de um na Rua Pernambuco, onde a coleta ocorre apenas às segundas-feiras, reclamaram que a falta do serviço prejudicou o bem-estar dos moradores.

Lixo no condomínio da Rua Pernambuco – (Foto: Fala Povo)

O Condomínio Village Parati foi um dos locais mais afetados pelo acúmulo de lixo. No local, condôminos têm realizado a limpeza, gerando um aumento de sacos a serem descartados.

“A coleta passou ontem, tinha muito lixo e foi um problema na cidade inteira”, disse Morgana, moradora do condomínio.

O que diz a Solurb?

Por meio de nota, a , responsável pela coleta explicou que os coletores tiveram folga no dia 25 de dezembro, conforme negociação de acordo coletivo de trabalho, o que prejudicou a logística de coleta em bairros cuja circulação dos caminhões de lixo ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras.

“No dia 27/12 (quarta-feira), a coleta ocorreu normalmente. No entanto, devido ao acúmulo de lixo, associado à grande geração de resíduos nesta época do ano, não foi possível concluir a coleta em todos os bairros atendidos por essa frequência. As regiões afetadas serão priorizadas na frequência de sexta-feira, quando deverá ocorrer a normalização do serviço”, traz a nota.

Confira nota na íntegra:

A CG Solurb Soluções Ambientais SPE Ltda. informa que, em relação à falta de coleta de resíduos sólidos em alguns bairros do município na data de ontem, dia 27/12/2023, esclarece o seguinte:

A coleta de resíduo sólido domiciliar e comercial nos bairros de ocorre, em sua maioria, em duas frequências pré-estabelecidas: segunda, quarta e sexta-feira, e terça, quinta e sábado.

Devido à ausência de coleta no feriado do dia 25/12/2023 (segunda-feira), os bairros atendidos na frequência de segunda, quarta e sexta tiveram a coleta de lixo prejudicada.

No dia 27/12 (quarta-feira), a coleta ocorreu normalmente. No entanto, devido ao acúmulo de lixo, associado à grande geração de resíduos nesta época do ano, não foi possível concluir a coleta em todos os bairros atendidos por essa frequência. As regiões afetadas serão priorizadas na frequência de sexta-feira, quando deverá ocorrer a normalização do serviço.

Os bairros com coleta às terças, quintas e sábados não foram afetados, pois a coleta ocorreu normalmente no dia 26/12 (terça-feira), assim como está previsto para hoje, dia 28/12 (quinta-feira). O mesmo se aplica à região central, onde as coletas domiciliares ocorrem diariamente, exceto aos domingos, e nos dias 25/12 e 01/01.

É importante ressaltar que nos dias sem coleta, evite deixar seu lixo na rua para evitar atrair animais e gerar mais sujeira.

Destacamos que todos os esforços operacionais possíveis foram empreendidos na tentativa de concluir o recolhimento dos resíduos de todas as residências.

Ressaltamos que nossos coletores e motoristas trabalham em todos os feriados do ano, com exceção dos dias 25/12 e 01/01, nos quais têm o direito de descanso assegurado através do acordo coletivo de trabalho.

Acrescentamos que estamos com um contingente de mão de obra e equipamentos 30% maior, buscando regularizar os serviços em todas as regiões afetadas pela coleta de lixo na data do dia 27/12 até o dia 30/12.