Tá com frio aí? A chuva rápida que caiu em alguns pontos de Campo Grande nesta terça-feira (24) ajudou a amenizar a temperatura, após a Capital ter batido recorde de maior temperatura do ano na segunda-feira (23).

Conforme marcadores de temperatura, fazia 31°C por volta de 10h45. Nesse horário, o tempo já estava mudando e dando indícios de uma chuva, como prevista pela meteorologia. Três horas depois, os termômetros marcam 25°C no Centro de Campo Grande.

Isso fez com que alguns campo-grandenses tirassem os casacos do armário por conta do clima mais ameno. No centro de Campo Grande, o Jornal Midiamax flagrou alguns moradores mais ‘friorentos’.

Por enquanto, nenhum bairro pontuou chuva forte. Moradores notaram chuva fraca na região da Vila Nasser, Jardim Aeroporto. Porém, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica áreas de instabilidade, com nuvens de grande desenvolvimento vertical associadas a  de fraca a moderada.

Localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Recorde de calor

Às 14h desta segunda-feira, cerca de um dia atrás, a temperatura atingiu 38,9°C na Capital, sendo a mais alta do ano até agora. Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e reflexo da segunda onda de calor enfrentada em este ano.

Aliado ao calorão, às 13h, estação meteorológica marcava umidade relativa do ar em 25%. No domingo (22), às 14h, Campo Grande chegou a 38,1°C e no dia 18 de outubro, havia alcançado 37,8°C. Os números comprovam que outubro já é considerado o mês mais quente do ano, até agora.

Alerta de tempestade

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade em todas as cidades do Estado, com ventos intensos e queda de granizo.

O aviso laranja, que indica grau de severidade de perigo, está vigente até às 10h de quarta-feira (25). Pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao dia, com ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.

Há riscos de corte de elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos com a condição meteorológica, que pode acontecer a qualquer momento do dia.

Saiba Mais