Famílias afetadas pelo temporal que atingiu Corumbá, cidade localizada a 417 km de Campo Grande, há 13 dias ainda precisam receber ajuda das autoridades. A prefeitura estima um prejuízo de R$ 3,7 milhões em decorrência do rastro de destruição que matou uma criança de 7 anos.
De acordo com a assessoria da prefeitura, 100 famílias seguem recebendo atendimento pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania) através dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). “As famílias que ainda necessitarem de apoio podem buscar os Cras para receber atendimento”, disse a assessoria.
Situação de Emergência
A situação de emergência foi decretada no município e é reconhecida por 180 dias, na região rural e urbana. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem, sob a coordenação da CEPDEC/MS (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução da cidade.
A Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá, como forma de colaborar com as ações para diminuir os estragos que o temporal causou na cidade, antecipou parte da devolução da sobra do duodécimo para a prefeitura. Esse valor é dos últimos anos e tem sido repassado com o intuito de atender situações emergenciais.