Pular para o conteúdo
Cotidiano

Anonymous cobra ‘resposta definitiva’ sobre provas e ameaça expor dados de funcionários da Fapec

Movimento de alunos e professores alega erros em provas dos vestibulares organizados pela Fapec
Thalya Godoy -
Site da Fapec foi alvo de ataque hacker na terça-feira (5). (Reprodução Redes Sociais)

A mesma conta que reivindicou o ataque hacker ao site da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), na última terça-feira (5), fez uma nova ameaça à instituição nesta quarta-feira (6), cobrando uma “resposta definitiva” sobre os problemas nas provas dos vestibulares da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). 

Alunos e professores de cursinho pré-vestibular levantaram as hashtags #MudaFapec e #ForaFapec nas redes sociais, nesta semana, pedindo providências sobre problemas nas avaliações, como a falta de revisão e gabaritos incompatíveis com o conteúdo. 

Desta vez, a conta no X (antigo Twitter) estabeleceu o prazo até às 18h, desta quarta-feira, para que a Fapec apresente uma “nota transparente e com normas de resolução do problema”. 

A mensagem escrita pelo usuário Low Profile, que seria da “Alta Hierarquia do Coletivo Internacional Anonymous”, promete expandir o ataque cibernético com a ameaça de vazar dados pessoais dos administradores da instituição. 

Na terça-feira, o site da instituição ficou fora do ar por mais de 16 horas, mas, nesta manhã, o portal já funcionava normalmente.

Novo e-mail enviado ao Midiamax pelo Anonymous, nesta quarta-feira, descreve a nota da Fapec como “vaga”. A “indiferença” da instituição sobre os problemas nas provas também seria um dos motivos de reclamações entre professores e alunos.  

“A Fapec é uma instituição com capacidade em resolver essa questão sem muito esforço, devido a sua credibilidade. Erros acontecem, mas precisam ser corrigidos”, diz o comunicado do Anonymous. 

O Midiamax solicitou uma nota da Fapec sobre o assunto e aguarda posicionamento. O espaço continua aberto para manifestações. 

Erros na capa e de conteúdo

fapec
Movimento aponta erros em provas (Fala Povo, Jornal Midiamax)

Levantamento feito por integrantes do movimento coletivo apontam erros em pelo menos dez questões na prova da UEMS e quatro na da UFMS. 

O Midiamax teve acesso a imagens das provas aplicadas nos vestibulares das duas universidades públicas. Já na capa da avaliação da UEMS, por exemplo, há um erro de digitação sobre a quantidade de questões, o que apontaria a falta de revisão. A prova prevê cinco alternativas, mas na pergunta 39 há apenas quatro. 

Já na prova da UFMS, a questão 32 não teria alternativa correta. Na pergunta 34, as alternativas A e B poderiam ser consideradas corretas. 

estudante Monique Mariê de Moura Righetti, de 23 anos, presta os vestibulares da UFMS e UEMS de medicina desde 2019 e relembra que há anos observa erros nas provas. 

“As questões são mal feitas e mal elaboradas. Eles tem um ano pra fazer a questão é revisar e você vê erros logo na capa. A gente não acredita nem que aquela prova é revisada, é feita em cima da hora. O artigo que foi usado de jornal foi publicado no fim de novembro e a prova foi agora em dezembro, então foram só alguns dias para elaborar a questão”, ela argumenta. 

Reunião da UEMS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) deve realizar uma revisão independente dos erros apontados na prova do vestibular, aplicada a 6.481 candidatos em 26 de novembro. A instituição diz que essa seria uma medida para “prevenir a recorrência dessas falhas”.

Em nota ao Midiamax, a UEMS afirmou que se comprometeu a receber os representantes do movimento #MudaFapec no dia 22 de dezembro, na Cidade Universitária do município de Dourados, sede administrativa da universidade. A data seria a disponível no cronograma de atendimentos da gestão da UEMS.

Midiamax solicitou uma nota de posicionamento da UFMS sobre o assunto na última segunda-feira (5), mas até o momento não obteve resposta. O espaço continua aberto para manifestações. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jogos abertos de Dourados começa no próximo domingo com disputas de voleibol

PF deflagra operação contra suspeito de perseguir Soraya Thronicke e deputada

Sem pagamento, funcionários paralisam atendimentos na Santa Casa de Campo Grande

Motocicleta seria estopim para briga que acabou com homem ferido a tiros pela PM em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos é preso por fraude em licitação durante operação do Gaeco e Gecoc

Justiça aceita ação e manda intimar Patrola e Engenex por desvios de R$ 7,3 milhões

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

PPK gigante distribui vibradores para homens e mulheres em Campo Grande: ‘estamos dando’

Últimas Notícias

Famosos

Ex-marido de Cenourinha quebra silêncio após expor detalhes de divórcio: ‘Magoado’

Ex-marido de Cenourinha, Sávio Coelho se pronunciou após expor briga com a influenciadora nas redes sociais

Polícia

VÍDEO: Motociclista atingido por carro na Tamandaré morre na Santa Casa de Campo Grande

Motociclista sofreu traumatismo craniano

Esportes

Seleção feminina de MS disputa Campeonato Brasileiro Sub-16 de Vôlei no RJ

Competição vale classificação para a divisão especial de 2026

Política

Quatro dias após receber medalha de mérito da PMMS, prefeito de Terenos é preso por fraude

Henrique Wancura Budke (PSDB) foi preso durante operação que investiga fraude em licitações