Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aluna de MS cria biodigestor que transforma dejetos de fazenda e escola em gás de cozinha

Estudante ficava incomodado com os dejetos e queria produzir algo que não poluísse o solo. Além dela, toda a comunidade escolar se envolveu no projeto de consumo sustentável.
Graziela Rezende -
Biodigestor produz gás butano e fertilizantes. (Reprodução, Redes Sociais)

Encerrando o ensino fundamental, uma aluna da Escola Municipal Oito de Dezembro, na zona rural de Campo Grande, deu início a um que envolve toda a comunidade e vai se estender ao longo de muitos anos. Primeiro, incomodada com dejetos da própria fazenda e escola, fez inúmeras pesquisas até que decidiu por desenvolver um biodigestor e acionou os colegas e professores para essa missão. Já no segundo protótipo caseiro, descobriram que o experimento produz o gás natural biometano e o butano, que é o famoso gás de cozinha.

O projeto fica na Fazenda Girassol, localizada entre Nova Alvorada do Sul e Anhanduí. “O biodigestor usa os dejetos, como as fezes dos animais, entre eles das vacas e porcos. E aí fizemos a horta também e conseguimos produzir o gás butano e levamos os alunos para fazerem o cozimento dos alimentos. Nesta semana mesmo pegamos a câmara e colocamos no botijão para fazer o segundo teste com o gás. E, enquanto isto, o chorume vai para horta e aduba a terra, portanto, temos a produtividade junto com o biodigestor, que é sustentável e natural sem nenhum fertilizante químico”, disse a supervisora Fátima Silvano.

Alunos participando do projeto e a horta escolar. (Reprodução, Redes Sociais)

Conforme a supervisora escolar, a Eduarda Rezende da Silva mora na fazenda e queria uma resposta para os dejetos produzidos lá e também na escola, de forma que não mais poluíssem o solo. Assim, foi pesquisando até ter a ideia de construir o biodigestor. Além dela, Gustavo Boaventura Fernandes de Oliveira, Vitória Fátima Evangelista Santos e Adrielly Bordovicz Nobre se envolveram em toda a criação.

“E assim aconteceu e aí todos os alunos da escola foram envolvidos, tanto do matutino quanto do vespertino. Como disse antes, já fizemos o primeiro teste e agora pretendemos trabalhar em larga escala e buscar parcerias, para termos um biodigestor industrial que vai atender a escola com o gás butano, o biofertilizante e causar um impacto social não só aqui, mas, também no assentamento Três Corações, que fica próximo, a cerca de 10 km”, argumentou.

Novo comportamento: a busca pelo consumo sustentável

Estudante da Oito de Dezembro, na zona rural de . (Reprodução, Redes Sociais)

Há cerca de um mês, a escola também observou um novo comportamento: a busca pelo consumo sustentável. “Agora, pretendemos expandir ainda mais este conhecimento e já criamos o GESPPS [Grupo Escolar de Estudos, Pesquisas e Práticas Sustentáveis], que é justamente para começar a ter um olhar para o todo, para que tenhamos as questões sociais, ambientais e, principalmente, a sustentabilidade, sempre em pauta aqui. Este projeto, se Deus quiser, é só o começo de algo muito maior, de pesquisa, de currículo e extensão do que vamos produzir aqui”, disse a supervisora.

Este projeto está inscrito no prêmio Controlador Jovem 2023, que é uma parceria da Semed (Secretaria Municipal de Educação e a CGM (Controladoria-Geral do Município), estimulando ações que contribuam para a disseminação de conhecimentos práticos de participação e controle social da educação básica, envolvendo toda a comunidade.

Veja aqui como funciona o projeto:

Inseridos no Projeto Controlador Jovem – 2023, os alunos também passaram a filmar e se divertir desde o momento em que construíam o biodigestor até enquanto plantavam sementes na horta da escola – a qual inclusive estava “adormecida”. Da Oito de Dezembro, o projeto também se estendeu para a Extensão Profª Onira Santos Rosa, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável.

Mais um detalhe bacana é que os alunos usam as redes sociais para divulgar os feitos e, inclusive, mostrarem outros talentos, dançando “a la Bruno Mars” e mostrando a rotina do projeto. Da escola, as mentes criativas agora ganham o mundo!

Confira a dancinha dos alunos:

Leia também:

Alunos gaúchos participam de feira científica em MS para mostrar que fruta e sílaba ‘combinam muito’

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira