Para quem ainda não atualizou a caderneta de vacinação, promove neste domingo (27) um plantão de multivacinação em dois shoppings e um parque da Capital. Estarão disponíveis os imunizantes contra covid-19, e as vacinas de rotina para crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos.

No Plaza, localizado na Av. Presidente Ernesto Geisel, o plantão de vacinação ocorrerá das 10h às 18h. Já no shopping Bosque dos Ipês, na Av. Cônsul Assaf Trad, a vacinação será das 10h às 17h30.

Conforme a Sesau (Secretária Municipal de Saúde), não haverá aplicação da vacina BCG, que protege contra a tuberculose pulmonar, porque o imunizante segue um cronograma específico.

Vacinação fim de semana
Vacinação no fim de semana (Divulgação, Sesau)

Gripe

No Parque Jacques da Luz, os portões estarão abertos das 8h às 16h, mas apenas para vacinação contra a gripe em pessoas com seis meses ou mais.

A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Covid-19 

A vacinação contra a covid-19 também segue disponível para todos os públicos em Campo Grande. A dose da vacina bivalente também está liberada para toda a população acima de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal e recebido a última dose há pelo menos quatro meses.

A bivalente também pode ser aplicada em pessoas com comorbidades e que tenham 12 anos ou mais; grávidas e puérperas que deram à luz há até 45 dias; trabalhadores da saúde; população com 60 anos ou mais; indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos.

As dose de reforço seguem disponíveis para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. Pessoas com 18 anos ou mais que completaram o mesmo período após receber o primeiro reforço já estão aptas para o segundo.

Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas que iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.

Serviço:

Durante a semana, mais de 50 pontos espalhados pelas sete regiões da cidade disponibilizam o imunizante. Os locais e públicos podem ser conferidos no site http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.