Para quem ainda não completou o esquema vacinal contra covid-19 nem se imunizou contra a gripe, promove neste sábado (29) mais um plantão de vacinação em três unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs).

A ação, realizada pela Prefeitura de Campo Grande por meio da (Secretaria Municipal de Saúde), ocorrerá das 7h às 17h na UBS Dona Neta, UBS 26 de Agosto e USF Moreninha. As unidades também estarão aplicando as vacinas de rotina.

Cobertura vacinal segue abaixo do esperado

Em Campo Grande, a vacina contra a gripe está liberada desde junho para todas as pessoas maiores de seis meses. Contudo, a cobertura vacinal segue abaixo do esperado.

Dados do serviço de imunização da Sesau indicam que, até o momento, 116 mil pessoas pertencentes aos públicos prioritários foram vacinadas na Capital, o que corresponde a 45% de cobertura.

Entre os grupos prioritários, os idosos com mais de 60 anos são os que mais se vacinaram. Ao todo, 70,4 mil receberam o imunizante, de um público estimado de 134 mil. Os números correspondem a uma cobertura vacinal de 52,28%. Todos os demais públicos estão abaixo dos 50% de cobertura.

Vale ressaltar que a vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Covid-19

A vacinação contra a covid-19 também segue disponível para todos os públicos em Campo Grande. A dose da vacina bivalente também está liberada para toda a população acima de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal e recebido a última dose há pelo menos quatro meses.

A bivalente também pode ser aplicada em pessoas com comorbidades e que tenham 12 anos ou mais; grávidas e puérperas que deram à luz há até 45 dias; trabalhadores da saúde; população com 60 anos ou mais; indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade.

O reforço segue disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. Pessoas com 18 anos ou mais que completaram o mesmo período após receber o primeiro reforço já estão aptas para o segundo.

Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas que iniciaram o esquema com a baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.

Serviço:

Durante a semana, mais de 50 pontos espalhados pelas sete regiões da cidade disponibilizam o imunizante. Os locais e públicos podem ser conferidos no site http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.