O Aeroporto de Bonito, a 297 quilômetros de Campo Grande, recebe nesta segunda-feira (21) treinamento militar da FAB (Força Aérea Brasileira), com participação da Guarda Aérea de Nova Iorque. A simulação de conflitos não prejudica a escala de voo prevista até quarta-feira (23).

Segundo a Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), as atividades estão divididas em dois blocos diários, sempre das 10h às 16h e das 18h a 0h. Nesses horários, os militares farão treinamentos de transporte de pessoal entre helicópteros e aviões. Caso de impossibilidade no uso de pistas, o treinamento acontece no dia 1º de setembro.

O superintendente viário da Seilog, Derick Machado, explica que o aeroporto recebeu investimento de R$ 2,3 milhões em modernização e infraestrutura. “As melhorias foram pensadas para o desenvolvimento local, o turismo e os negócios. E agora refletem na melhora do sistema de defesa do nosso País”.

avião
Aviões para treinamento (Divulgação, FAB)

EXCON Tápio

O treinamento de simulação de guerra faz parte do EXCON (Exercício Conjunto) Tápio 2023, considerado o maior treinamento militar de guerra irregular da América Latina.

“O EXCON Tápio promove o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Forças Armadas Brasileiras”, disse o comandante da Base Aérea, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri.

Neste ano, cerca de 700 militares da FAB, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e países parceiros estão envolvidos nas atividades. Além dos Estados Unidos, a Alemanha tem representantes na operação. Durante o treinamento, serão empregadas em torno de 30 aeronaves, incluindo caças A-29 Super Tucano e A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal e os vetores E-99 e R-99.