VÍDEO: aeronave de R$ 14 milhões entra em operação para combater incêndios no Pantanal

Corpo de Bombeiros combate incêndio de vegetação na região do Passo do Lontra, entre Corumbá e Miranda
| 28/05/2022
- 12:42
Bombeiros combatem incêndio no Pantanal
27 militares foram deslocados para reforçar a operação de combate a incêndios florestais no Pantanal - Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros de MS

O Corpo de Bombeiros de colocou em operação, na manhã deste sábado (28), a aeronave Air Tractor, específica para combate a incêndios florestais e enfrentamento de chamas no Pantanal. As equipes do Corpo de Bombeiros estão há cerca de três dias combatendo um incêndio de vegetação na região do Passo do Lontra, entre Corumbá e Miranda. 

Batizada de “Xaraés”, a aeronave (modelo AT-802F) é a mais moderna do mundo na categoria, com capacidade de 3.100 litros de água, por lançamento nos incêndios florestais, segundo informações do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). A aeronave chegou dos em dezembro do ano passado e foi adquirida com recursos do Imasul pelo valor de R$ 14 milhões. 

Conforme o Corpo de Bombeiros, 27 militares foram deslocados, na noite de sexta-feira (27), para reforçar a operação de combate a incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense. 

Incêndios no Pantanal

Na tarde de sexta-feira, a corporação explicou ao Jornal Midiamax que, para conter as chamas, a estava utilizando a técnica de um longo aceiro, que são faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. Isso é feito para prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando assim mais queimadas.

Aeronave decolando no Pantanal (Vídeo: Divulgação Corpo de Bombeiros Militar de MS)

Veja também

Com greve de motoristas descartada, ônibus devem circular normalmente nesta quinta

Últimas notícias