As salas de aula de um bloco da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, têm sido invadidas por urubus pelo menos desde o dia 19 de setembro, quando um usuário do Twitter fez uma postagem sobre as aves. 

Na imagem, há dois pássaros empoleirados nas carteiras e a frase “mais um dia normal na UFMS”. Até o momento da publicação desta matéria, o post acumulava 24,4 mil curtidas e mais de 1,5 mil comentários.

https://twitter.com/dgustasantos/status/1571994659550859277?t=EyG6NlfRr3a8uV4yqRpoLg&s=19

Outros usuários confirmam o relato com fotos de outros ângulos. Além das brincadeiras sobre os “colegas” de turma, as aves trazem transtornos sobre o funcionamento das aulas, conforme relatou a mãe de uma aluna, Ylka Freitas. “Eles estão por toda parte, forro das salas, carteiras, corredores, enfim. Nenhuma providência foi tomada até o momento”, conta.

Segundo a leitora, a concentração dos animais ocorre no Bloco 6 da universidade, o que já até fez os alunos precisarem trocar de sala de aula. “[Os acadêmicos] tiveram que passar por três salas até encontrarem uma sem urubus, e só assim puderam fazer prova”, relata a Ylka sobre uma turma de enfermagem.

Além de compartilharem o espaço nas carteiras, imagens mostram uma ave no forro de uma sala de aula enquanto alunos vão em direção à porta.

O Midiamax entrou em contato com a UFMS para perguntar se já tem conhecimento da situação e aguarda resposta. O espaço continua aberto para manifestação.