Termina nesta quinta-feira (31) o prazo para os acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) solicitarem os auxílios permanência, moradia, alimentação e creche, por meio do Pnaes (Programa Nacional de Assistência Estudantil). As inscrições são online e a recomendação é que os interessados não deixem para a última hora. 

Ao todo, foram disponibilizados 1.130 auxílios para acadêmicos da Cidade Universitária e demais câmpus. Podem participar estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, que não tenham concluído outro curso de graduação e não possuam penalidades administrativas. Além disso, o candidato precisa ter preenchido o Vacinômetro UFMS.

Cada benefício tem uma especificidade e documentos que devem ser apresentados, porém a Folha Resumo do CadÚnico (Cadastro Único) é exigida nas quatro modalidades de assistência. O documento pode ser obtido em um Cras (Centro de Referência da ). “Para todos estes auxílios, é necessário que o estudante tenha a Folha Resumo, para que ele possa comprovar a renda per capita familiar”, detalha o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza.

Para pedir auxílios, os estudantes devem se atentar às regras e público-alvo de cada benefício. O Auxílio Permanência, por exemplo, tem o intuito de ajudar financeiramente o acadêmico em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Já o Auxílio Moradia é específico para quem mudou de cidade para cursar a graduação. “São para aqueles que não residem com seu grupo familiar de origem e que têm uma despesa com aluguel que possa ser comprovada”, explica.

O Auxílio Alimentação é voltado a acadêmicos que vivem em municípios que não têm restaurante universitário nos câmpus. O Auxílio Creche, por sua vez, é ofertado aos graduandos que são responsáveis por crianças com inferior a seis anos. Os candidatos precisam comprovar que estão à espera de vaga em um Ceinf (Centro de Infantil) ou estudar no período noturno.