A terceira designação para alunos que buscam nas instituições da Reme (Rede Municipal de Ensino) de será realizada nesta segunda-feira (31). De acordo com a Prefeitura, o novo processo é uma oportunidade para o aluno que perdeu o prazo, ou ainda está realizando a pré-matrícula.

Após a publicação da lista de alunos e instituições, os pais e responsáveis devem procurar a escola do dia 1º ao dia 3 de fevereiro e confirmar a matrícula. A secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, explica que, caso esse prazo seja perdido, o aluno volta para a lista de espera e deve esperar a nova designação.

“Todo o processo de designação é feito pelo sistema, que encaminha o aluno para uma das escolas escolhidas pelo responsável. Este ano serão realizadas quatro designações, após esta, que é a terceira, restará apenas uma para concluir o processo e começar a preparar o ano letivo dos alunos”, reforçou.

A pré-matrícula teve início no dia 3 de janeiro e continua durante todo ano letivo, em que o sistema disponibiliza três opções de escolas ou CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal), para que o pai ou responsável cadastre o aluno. Vale ressaltar que as instituições cadastradas são aquelas administradas pelo município, portanto, não entram nesta lista escolas estaduais ou conveniadas, que são utilizadas em caso de superlotação da Rede.

Novas designações

A Reme realiza ainda outras duas designações que serão realizadas no dia 31 de janeiro, com confirmação da matrícula do dia 1º ao dia 3 de fevereiro, e 4 de fevereiro, com matrículas presenciais do dia 7 ao dia 9.

A escolha das escolas é realizada pelo sistema e segue uma ordem obrigatória, publicada no Diário Oficial do Município. “Crianças em situação de abandono ou risco social, e/ou que são assistidas por portadores de doenças crônicas, têm preferência, assim como crianças de família com menor renda per capta e assim por diante”, esclarece a secretária de Educação.