Tempo seco coloca MS em alerta para baixa umidade do ar

Condições climáticas podem prejudicar a saúde das pessoas; confira as orientações

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
milhões chuva
(Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax/de arquivo)

Mais uma vez, Mato Grosso do Sul está em alerta para o tempo seco e a baixa umidade do ar, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As condições, que se assemelham ao clima de deserto, são prejudiciais à saúde humana. Por isso, as pessoas devem ficar atentas ao clima.

Nesta quinta-feira (8), quem vive em municípios das regiões Centro-Norte do Estado, assim como Bolsão e Pantanal, deve enfrentar uma umidade de 20 a 12%, o que causa ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

Já quem mora em cidades do Sudoeste e parte do Sul deve ter nesta quinta-feira umidade do ar variando entre 30 e 20%, que também causa incômodos no corpo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o índice adequado de umidade do ar varia entre 50% e 80%. Abaixo disso, a condição prejudica a saúde humana, gera desconforto e pode provocar doenças.

Uma das principais consequências do tempo seco é a desidratação, que causa irritação nos olhos, garganta e pele. Também é outro efeito comum o ressecamento das mucosas das vias aéreas, que favorece o surgimento de alergias, distúrbios respiratórios, gripes e resfriados.

Para amenizar os efeitos do tempo seco na saúde, especialistas indicam uma série de instruções que podem fazer a diferença, principalmente nas horas mais quentes do dia:

  • Beba bastante líquido;
  • Atividades físicas não são recomendadas entre 10h e 16h, principalmente ao ar livre;
  • Escolha o início da manhã ou o fim do dia para se exercitar;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Use hidratante para pele;
  • Umidifique o ambiente.

Mais informações sobre as condições meteorológicas podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Conteúdos relacionados

chuva