Candidatos do interior de Mato Grosso do Sul e até de outros estados do Brasil realizam a prova do concurso público do Corpo de Bombeiros que acontece na manhã deste domingo (11), em Campo Grande.

Hoje pela manhã, a Avenida Tamandaré próximo à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e a Avenida Afonso Pena, perto da Escola Estadual Joaquim Murtinho, ficaram com o trânsito lento devido à quantidade de candidatos que disputam uma vaga no concurso.

O certame alcançou o quantitativo de 581 inscritos para o cargo de Oficial e 2.365 para o cargo de Soldado. As provas acontecem exclusivamente em Campo Grande, no período matutino para os candidatos ao cargo de soldado e a tarde será a vez de quem disputa o cargo de Oficial.

Sonho de usar a farda

Candidatos a caminho da prova, na escola Joaquim Murtinho. Foto: Ranziel Oliveira/Jornal Midiamax
Candidatos a caminho da prova, na escola Joaquim Murtinho. Foto: Ranziel Oliveira/Jornal Midiamax

O sonho de se tornar militar atraiu gente de todo país. Jeferson Vale, de 25 anos, sonha em usar farda há anos. O candidato reside no Estado do Mato Grosso e disputa uma vaga no concurso deste domingo.

“Busco fazer provas em segurança pública. Semana passada eu fiz a prova da Polícia Militar e como já estava aqui em Campo Grande eu aproveitei para fazer a do Corpo de Bombeiros também. Estou estudando há dois anos”, disse.

A técnica de laboratório, Brenda Ramires de 25 anos, também sonha em um dia se tornar militar. Com um grande exemplo dentro de casa, a jovem douradense diz que inspira muito na própria mãe que é Guarda Civil Metropolitana.

“Estou tentando seguir a carreira policial e realizo as provas de vários concursos como das polícias rodoviária, federal, civil e todos os outros de segurança pública. Eu cresci vendo a minha sendo servidora. Estou tentando desde o ano passado. Apesar de o salário não ser tão alto, ainda é maior que a maioria dos lugares”, ressaltou.

Foto: Ranziel Oliveira/Jornal Midiamax
Foto: Ranziel Oliveira/Jornal Midiamax

A auxiliar administrativa, Larissa Silva Lima, de 23 anos, estuda para concurso público há meia década. Ela veio da cidade de Aquidauana e conta que deseja muito ser policial militar, mas adianta que ser aprovada no Corpo de Bombeiros também seria ótimo.

“Eu estou fazendo a prova do Corpo de Bombeiros como segunda opção, pois a primeira é a da Polícia Militar. Eu gosto da área militar e da estabilidade financeira. Uma pessoa concursada tem uma estabilidade garantida”.

Gabarito preliminar

A divulgação do gabarito preliminar está prevista para o dia 13 de dezembro, com a abertura do prazo para interposição de recursos que segue até o dia 14 de dezembro.

Para o concurso estão previstas cinco fases, compreendidas entre a Prova Escrita Objetiva (Fase I), Exame de Aptidão Mental/Avaliação Psicotécnica (Fase II), Exame de Saúde (Fase III), Exame de Capacidade Física (Fase IV); e Investigação Social (Fase V).