Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saúde confirma 4ª dose para pessoas com 40 anos ou mais em MS

Data de início da ampliação da 4ª dose está em definição
Guilherme Cavalcante -
dose
(Foto: Leonardo de França / Jornal Midiamax)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou que pessoas com 40 anos ou mais estarão aptas a tomar a 4ª dose (D4) de imunizante contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul, antes mesmo de uma recomendação ser publicada pelo . De acordo com o titular da pasta, Flavio Britto, uma portaria autorizando o início das aplicações será publicada, com autorização de aplicação a partir deste sábado (18).

“É certo que vamos liberar a 4ª dose para esse público. Já vamos comunicar os secretários de saúde municipais. tem estoque que possibilita a entrega dos imunizantes para as cidades”, declarou o secretário ao Jornal Midiamax.

A ampliação de D4 para pessoas com 40 anos ou mais, no caso, deve contemplar cerca de 140 mil pessoas em Mato Grosso do Sul, quantidade que seria condizente com o estoque da SES. Britto detalhou que a decisão de antecipar uma eventual recomendação do Ministério da Saúde para ampliação de público da D4 segue uma tendência nacional. Vale lembrar que a SES já havia antecipado a aplicação da 4ª dose para o público de 50 anos ou mais, antes mesmo da recomendação ser publicada.

“Temos dois estados e o DF (Distrito Federal) com essa postura e o próprio Ministério já está estudando, avaliando essa posição de ampliar a 4ª dose para 40 anos ou mais. A nosso favor, temos que MS tem doses suficientes que podem abastecer os municípios, são as mesmas condições desses outros estados”, detalhou Britto.

Dose de reforço da Janssen

O secretário também adiantou que a SES estuda iniciar a aplicação de uma dose de reforço para aqueles que receberam aplicação do imunizante da Janssen — inicialmente de dose única, estudos passaram a indicar importância de uma segunda dose do mesmo imunizante para completar o ciclo vacinal. Todavia, a SES ainda aguarda a definição do Ministério para saber como ocorreria a dose de reforço.

“O Ministério da Saúde está avaliando isso e deve ter um parecer em breve. Pretendemos dirimir isso com o próprio ministério, na próxima semana”, adiantou.

Com estoques de imunizantes em alta e sem risco de vencerem, segundo o titular da SES, o apelo do gestor é para que sul-mato-grossenses compareçam aos pontos de imunização para completar os esquemas vacinais e receber as doses de reforço.

“Nossa luta é para que a imunização, não só contra a -19, mas contra influenza e sarampo atinjam as metas. Todos os nossos indicadores estão aquém do esperado. Para termos um cenário favorável, com menos internações, precisamos que as pessoas concluam os esquemas vacinais e que tomem os devidos reforços”, conclui.

Liberada há 2 meses, 4ª dose da vacina imunizou 25% do público acima dos 50 anos em MS

Com a 4ª dose liberada desde março em Mato Grosso do Sul, apenas 25,77% dos moradores acima dos 50 anos tomaram a vacina contra a covid até o último dia 6. Apesar de o Ministério da Saúde ter liberado a D4 recentemente, para pessoas com 50 anos ou mais, MS já aplica o reforço há mais de 2 meses diante do estoque suficiente.

Em março, o até então secretário de Saúde, Geraldo Resende, disse que a decisão de ampliar a aplicação da vacina partiu da “necessidade de adoção de medidas que visem a redução da mortalidade em idosos causada pela Covid-19, bem como, a proteção da força de trabalho para manutenção do funcionamento dos serviços de saúde e da população em geral”. 

A vacina utilizada na D4 é, de preferência, a Pfizer ou então, a AstraZeneca.

Queda na procura por vacinação

Em Mato Grosso do Sul, a procura por doses de reforço da vacina caiu 63% considerando dados até o início deste mês. A quarta dose segue apenas para pessoas de 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde de qualquer idade e pessoas com imunocomprometimento de 18 anos ou mais vacinados há quatro meses.

Além disso, o aumento no número de casos e mortes de Covid-19 e a queda no ritmo de vacinação já levou alguns municípios brasileiros a retomarem a atenção com a pandemia. Alguns municípios recomendaram a volta do uso de máscara em locais fechados, como Londrina (PR), Petrópolis (RJ) e Poços de Caldas (MG), enquanto outros, como , cogitam retomar a obrigatoriedade da proteção individual.

* Atualizada às 16h53 para acréscimos de informação. Posteriormente à publicação, a SES definiu a data para este sábado (18).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime