Sem nova variante, Zika mantém média de dois casos mensais em Campo Grande
Diferente da dengue, o vírus não está circulando e, com “muita gente imune”, a incidência é infinitamente menor que a dengue
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os dados não mentem: a dengue, inclusive com uma nova variante circulando, está com 4.210 casos notificados em Campo Grande e três mortes, neste ano de 2022. Já o zika vírus está com média de 2 casos mensais, conforme dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), atualizados até o dia 10 de maio.
“As pessoas já estão com a imunidade do zika vírus e não há nova variante, diferente da dengue, então, está circulando menos, principalmente pelo fato de que muita gente está imune. A circulação é baixa, o que não acontece quando falamos da dengue, a qual entrou novo sorotipo, uma nova variante, mais transmissível, que é a que está circulando atualmente”, afirmou ao Jornal Midiamax a infectologista Priscilla Alexandrino.
Na tabela de dados epidemiológicos da doença, mesmo com as seis notificações de zika, não houve confirmação de nenhum caso, nem de caso laboratorial e nem de gestante, por exemplo, já que a preocupação é ainda maior por conta da doença cujo vírus pode causar a microcefalia em diversos bebês.
Já no caso da chikungunya, as notificações são maiores. O boletim aponta 12 casos notificados em abril, 12 em março, 15 em fevereiro e 3 em janeiro de 2022. Deste número, 8 foram confirmados.
Capital não teve registro de mortes por zika em 2021
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) da Capital, foram registradas 5.133 notificações de dengue em 2021, 417 casos confirmados e 3 mortos. No âmbito do zika vírus, foram 21 notificações e 6 casos confirmados, não houve registro de morte.
A secretaria informou que o combate ao Aedes aegypti é a melhor forma de evitar todas as arboviroses que possam ser transmitidas pelo mosquito. As ações de combate ao inseto acontecem rotineiramente, com visitações em imóveis, orientação à população, mutirões, entre outras medidas que podem ser tomadas de acordo com a realidade de cada região do município.
Ainda segundo o órgão, o tratamento de crianças com microcefalia em decorrência do zika vírus acontece da mesma forma que o acompanhamento das demais crianças com a mesma condição devido a outras circunstâncias.
No momento, preocupação está voltada para dengue ‘cosmopolita’ em MS
A chegada de um novo ‘genótipo cosmopolita sorotipo 2’, da dengue, já preocupa autoridades sanitárias em Mato Grosso do Sul. O vírus foi detectado por pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) pela primeira vez no Brasil. Em Campo Grande, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), força-tarefa em 7 regiões da cidade busca eliminar focos da doença.
“Esse genótipo é mais transmissível e mais patogênico. Atualmente, temos o mesmo número de casos de dengue do que todos os casos registrados no ano de 2021. E estamos somente no mês de maio ainda, portanto, trata-se de uma epidemia, que está localizada em uma cidade do centro-oeste do país, porém, sabemos de possíveis casos em todo o Brasil”, afirmou Alexandrino.
Dessa forma, a secretaria está realizando ações de manejo e orientação nos bairros de Campo Grande, com inspeção em imóveis e terrenos, além da eliminação de criadouros e focos. Seguindo um cronograma, a primeira etapa termina no próximo sábado (14), em 7 regiões da cidade. Em seguida, o serviço começa em outros bairros e vai até o mês de agosto.
Medidas de prevenção
Para prevenir a transmissão da dengue, é fundamental evitar água parada em pneus, garrafas, vasos de planta e recipientes que possam contribuir para a reprodução do mosquito. Confira algumas recomendações do Ministério da Saúde para evitar a doença:
- Tampar tonéis d’água;
- Manter calhas limpas;
- Manter garrafas ou recipientes de boca para baixo;
- Limpar e trocar areia dos vasos de planta semanalmente;
- Manter lixeiras tampadas;
- Preservar ralos limpos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.