Galho de uma árvore de grande porte caiu na manhã desta terça-feira (23) na Rua Capiata, Parque dos Novos Estados, interditando a rua, arrebentando fios de energia e causando transtorno para os moradores. O problema é que a tragédia era anunciada há pelo menos 30 dias, quando uma moradora da região começou a acionar autoridades sobre a situação e não obteve retorno.

“O galho começou a rachar, eu acionei o Corpo de Bombeiros que veio até o local, analisou e viu que o caso era risco de vida, iminente de queda, mas que era responsabilidade da Energisa devido à quantidade de fios que passavam pela árvore. Acionei eles diversas vezes, não vieram e hoje aconteceu o que a gente imaginava”, conta Ivaldete Mariano Rodrigues, de 49 anos.

Árvore segue na rua
Rua segue interditada (Foto: Fala Povo)

Ela conta que na noite passada a rachadura na árvore aumentou consideravelmente até que por volta das 10h o galho caiu. “Quase acertou um ônibus que ‘tava’ passando, uma criança se assustou muito com a queda, que ainda interditou a rua e derrubou fios que estão jogados na rua”, conta ela.

Como a rua é rota de ônibus e próxima de escolas, os moradores precisaram se revezar para avisar a população da situação e evitar acidentes.

Outro lado

Em nota, a Energisa esclarece que equipes da concessionária foram direcionadas ao local após a solicitação ter entrado no sistema. O padrão do cliente foi danificado devido o rompimento de cabos, e a normalização do fornecimento para o morador será realizada assim que adequar o medidor.

A gestão do manejo de poda e controle de vegetação é de responsabilidade da Prefeitura de cada município, permanecendo a Energisa como parceira para apoio em eventuais intervenções que necessitem de suas equipes pela proximidade com a rede de energia.

(Matéria atualizada às 16h06 para acréscimo de informações)