Seis cidades de comemoram aniversário de 59 anos nesta sexta-feira (11). Anaurilândia, Glória de , Ivinhema, , Naviraí e ganharam status de município em 11 de novembro de 1963, durante administração do então governador Fernando Corrêa da Costa, ainda no Estado do Mato Grosso Uno, antes.

Com características, culturas e costumes distintos, os municípios se unem na tarefa de impulsionar a economia e desenvolvimento do Estado.

Nas seis cidades, a comemoração será feita com shows, rodeios, exposições e diversas festas gratuitas e para todas as idades. Confira um pouco da história e como serão as comemorações nos municípios.

Anaurilândia

Visão aérea de Anaurilândia. (Foto: Prefeitura Municipal)

Localizada à leste de Mato Grosso do Sul, Anaurilândia foi fundada em 11 de novembro de 1963, após o desmembramento da Vila Água Amarela, terra loteada em 1916 por Ciriaco Gonzáles e o Major Cecílio Manoel da Costa Lima, às margens do Riacho Quiteroizinho. O nome da cidade foi dado em homenagem à esposa de Ciriaco, dona Anaurelíssia Gonzáles. 

Atualmente, o município que completa 59 anos é lar para pouco mais de 9 mil pessoas.

Confira a programação em comemoração ao aniversário da cidade.

Glória de Dourados

Vista aérea de Glória de Dourados. (Foto: Saul Schramm/Subcom-MS)

A 267 quilômetros de Campo Grande, Glória de Dourados nasceu a partir da colonização da cidade vizinha, Dourados. Em 1955, Clodomiro Albuquerque, que administrava a colônia, listou oito lotes para que fossem povoados por projeto elaborado por Paulo Thiry. Em dezembro de 1958 virou distrito, atingindo patamar de cidade em 11 de novembro de 1963, quando foi emancipada.

Com população de quase 10 mil moradores, o município tem como base econômica a e o setor comercial. 

Ivinhema

Visão aérea da cidade de Ivinhema. (Foto: Arquivo)

Banhada pelo Rio Ivinhema, as terras foram compradas por Reynaldo Massi, que tinha objetivo de levantar uma colônia agrícola e um novo núcleo urbano na área. Em 25 de novembro de 1957, foi constituída a Someco – S.A. (Sociedade de Melhoramentos e Colonização), que deu início à ocupação do território. Em 1961, chegaram as primeiras turmas de trabalhadores e, no dia 1º de setembro, se iniciaram as construções dos pavilhões para instalação de infraestrutura. O município foi criado por lei em 11 de novembro de 1963.

A cidade abriga mais de 23 mil pessoas que vivem da produção agrícola e de Sucroenergética instalada na região em 2013.

Confira as festas de comemoração.

Jateí

Vista aérea de Jateí (PMJ/Divulgação)

Na área sudoeste do Estado, Jateí também era integrada à colônia agrícola nacional de Dourados, instalada em 1943 pelo governo de Getúlio Vargas e que recebia colonos de todo o País. O município foi emancipado em 11 de novembro de 1963.

O município é conhecido pela tradicional festa junina, chamada de Festa da Fogueira, que acontece sempre na semana do dia 29 de junho, dia do padroeiro São Pedro. O nome Jateí é uma variante de Jataí, espécie de abelha silvestre.

Confira aqui a programação de aniversário.

Naviraí 

Visão aérea do município. (Foto: Prefeitura Municipal)

Com população de mais de 55 mil moradores, Naviraí foi emancipada em 11 de novembro de 1963. A cidade nasceu a partir da chegada de madeireiros, produtores rurais e comerciantes que desbravaram as grandes matas para dar origem ao povoado que se transformou em município. 

O nome é derivado de uma palavra indígena que nomeava um rio na região, segundo a tradição, as palavras VIRÃ (roxo/arroxado), Í (sufixo para pequeno), ĨVĨRA'Í (arbusto pequeno), NA (impregnar-se), I (rio), Arroyo, podem significar tanto: ‘Pequeno rio impregnado de arbustos roxos', ou ‘Rio impregnado de pequenas árvores arroxeadas.

Confira aqui a programação de festas.

Pedro Gomes

Vista aérea de Pedro Gomes. (Foto: Sanesul)

No ano de 1838, os primeiros imigrantes chegaram à região, entre eles, Antônio Teodoro de Carvalho, que se intitulava capitão do exército reformado e que se apossou de extensa área de terras, antes ocupadas pelos índios, Caiapós e Coroados. 

Em 1950, um pequeno povoado de casas residenciais pertencentes aos fazendeiros da região recebeu  o nome de Amarra-Cabelo, em referência a um córrego onde os viajantes paravam. O status de município veio apenas em 11 de novembro de 1963.

Veja o cronograma de festas.