Aprender um segundo idioma é muito importante nos dias de hoje. A importância é tanto pessoal, como profissional e saber conversar numa segunda língua com pessoas desses países revela-se uma grande vantagem e pode evitar uma série de mal-entendidos ou confusões.

No momento de escolher aprender um novo idioma, procure com professores nativos, preferencialmente mas não mandatório, verifique os seus horários, estabeleça um plano de aprendizagem e aprenda ao seu ritmo a preços acessíveis.

Antes da escolha do curso

A motivação, o esforço e o comprometimento são os fatores chave para ser bem sucedido em qualquer curso online. A escolha do idioma irá depender das necessidades do aluno e dos objetivos que quer ver concretizar.

Um curso de conversação pessoal, útil para viagens ou deslocações, é diferente de um curso de idioma especializado, com termos e contextos próprios da área que se quer dominar.

Um novo idioma não é apenas aprender mais uma língua. Permite ao aluno conhecer uma nova cultura, progredir profissionalmente e valorizar o seu currículo, para manter uma conversa fluida com o seu interlocutor estrangeiro e fazer-se compreender em culturas diferentes.

O Ranking dos cursos de idiomas

O inglês é o idioma mais procurado como segunda língua, fruto da globalização e da necessidade de comunicar numa linguagem universal. A língua inglesa está presente nos seriados, no cinema, nas produções de Hollywood, na música, nos jogos eletrônicos ou nas mídias sociais. O inglês é, aliás, a língua oficial da União Europeia, das Nações Unidas, dos vários países da Commonwealth, dos e de muitas outras nações e organizações.

Se conseguir aprender a conversar, ler e escrever inglês, poderá fazer uma viagem tranquila, mesmo que não seja para um país cuja língua oficial seja o inglês.

De acordo com o Ethnologue, uma publicação especializada em linguística, o inglês é o idioma mais falado no mundo, com língua materna ou segunda língua, com cerca de 1268 milhões de falantes, sendo 379 milhões falantes nativos. Muito próximo do Inglês, está o Mandarim, com 1120 milhões de falantes.
O Hindi, língua oficial da a par do inglês, tem cerca de 637 milhões de falantes. O Espanhol fecha esta contagem, com 538 milhões de falantes em todo o mundo.

Mas repare, quando quantificamos os falantes nativos, o Mandarim e o Espanhol ocupam os dois primeiros lugares do pódio, ou seja, são idiomas com menos falantes como segunda língua, mas com mais falantes nativos.

A estes países acrescentamos o português, língua materna de cerca de 260 milhões de pessoas, espalhadas pelos vários continentes.

O Amor e a musicalidade das palavras

O Francês, com cerca de 72 milhões de falantes, é um idioma ainda assim com bastante demanda no que a cursos diz respeito. Existem, no entanto, cerca de 203 milhões de falantes não nativos de francês, o que confirma o quanto a língua de “Molière” é alvo de interesse por outras pessoas.

Paris, a cidade do Amor, tem um encanto diferente ao som de um francês enrolado e sóbrio e, sendo um dos destinos de sonho de muitos viajantes, conseguir manter uma conversação em língua francesa é sempre mais envolvente.

O italiano não consta sequer na lista das 50 línguas mais faladas do mundo, mas a sua musicalidade, aliada às paisagens italianas, à gastronomia e ao património de Itália, são um dos motivos porque tantos procuram aprender italiano.

Sem esquecer que ambas as línguas são línguas oficiais das Instituições da União Europeia e ocupam lugares cimeiros quanto ao número de falantes da UE.

Porque aprender um novo idioma

Como vimos, um segundo idioma reforça seu currículo e permite descobrir não só uma nova língua, como uma nova cultura. Porém, há mais aspectos a considerar:

Uma nova língua aumenta suas chances de empregabilidade, permite que suas viagens
sejam mais interessantes e com explorações mais profundas e, que assim, possa fazer
mais amigos de outros países. Isto sem falar que, se pensa em morar noutro país ou
candidatar-se a uma bolsa de estudo, o segundo idioma poderá ser um fator de escolha
preferencial.

Está cientificamente provado que a aprendizagem de uma segunda língua aumenta sua confiança e estimula seu cérebro, para além de poder ser, ao longo do curso, uma experiência divertida.

As vantagens do Curso online

Os cursos à distância permitem que aprenda ao seu ritmo, com aulas personalizadas e particulares, com recursos que pode consultar sempre que quiser. As aulas são agendadas segundo sua disponibilidade e podem ser acedidas em qualquer lugar, através do seu celular ou tablet.

Pode definir ter aulas com um professor nativo ou não e até pode escolher o nível de especialização que pretende, em função do objetivo para aprender a nova língua.

*Esta é uma página de autoria de Rosa Costa e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.