A Casa da Mulher Brasileira, em , serve de referência para a instalação de outros centros em demais estados do Brasil, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O centro de atendimento à mulher foi o primeiro a ser construído no país, estando em funcionamento há quase oito anos. “O Ministério tem como projeto estar em contato com a Casa da Mulher, por ser referência nacional de atendimento, e trazer outras pessoas para conhecer”, disse a vice-ministra Tatiana Alvarenga.

A Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Ana Reis, também assina termo de adesão com a prefeitura Adriane Lopes (Patriota), no programa Mães do Brasil.

“O programa garante o exercício da maternidade de forma digna para complementar aquilo que Campo Grande já faz”, disse Reis. O programa será executado por uma rede de voluntárias que vão trabalhar em comum acordo.

O Programa estimula a integração de políticas públicas e fomentar ações para a promoção dos direitos relativos à gestação e à maternidade, de modo a garantir os direitos da nascida e por nascer, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável, bem como o de fomentar a inserção e a reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação trabalho-família e a equidade e corresponsabilidade no lar.

O Mães do Brasil adota como linha de ação a oferta de apoio relacional à gestante e à por meio do acompanhamento de redes voluntárias e da promoção do fortalecimento dos vínculos familiares, do cuidado e do exercício dos direitos da mulher e dos filhos e a oferta de qualificação profissional para as mulheres.