Iniciado em 1991 e projetado para sediar um terminal rodoviário, o espaço localizado na região do Cabreúva será o Centro de Belas Artes, em Campo Grande. A ordem de serviço para a retomada das obras foi assinada nesta manhã (25). Segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSDB), desde o início do mês, o canteiro de obras está sendo preparado e atualmente conta com 20 trabalhadores, 8 caminhões basculantes e 2 retroescavadeiras.

“A previsão de conclusão de entregas será em 2023. Vamos otimizar o prédio para que não fique abandonado e esse Centro de Belas Artes será algo que nunca tivemos, um espaço de divulgação e turismo da cidade”, afirmou o prefeito. 

Na década de 90, o local foi projetado para sediar o terminal rodoviário. As obras começaram em 1991 e, três anos depois, pararam. Após um longo período, no ano de 2006, a gestão municipal decidiu adequar o espaço, dando uma nova destinação.

Assinatura para retomada das obras, nesta sexta-feira (25). Foto: Marcos Ermínio/Arquivo Pessoal

 

Em 2008, a obra foi retomada. No ano de 2013 estava com 80% executada, porém, a prefeitura alega que houve atrasos no repasse e, novamente, a obra ficou parada. Já no ano de 2017, a atual gestão disse que fez um acordo no MPE-MS (Ministério Público Estadual) e retomou o serviço. 

No mês de maio de 2020, a Justiça suspendeu a obra e, em 2021, foi aberta nova licitação, com a participação de 7 empresas. Nesta fase final, a prefeitura prevê intervenções no subsolo e os arquitetos da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) ressaltam que o local deve ter um arquivo histórico municipal. 

No primeiro andar, será a instalação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com salas de danças, duas salas de multiúso, sendo uma delas com 650 lugares e outra 124 lugares.

Centro de Belas Artes deve ficar pronto em 2023, diz prefeitura