Localizada a 439 km de Campo Grande, Porto Murtinho completa 110 anos de história nesta segunda-feira (13). Com 17.460 habitantes e área territorial de 17.505,200 km², a cidade fica situada na fronteira com o Paraguai e próxima de lugares turísticos como Parque da Serra da Bodoquena, e Bonito. Conhecida como a “última guardiã do Rio Paraguai”, a cidade foi palco de acontecimentos históricos marcantes como a Guerra da Tríplice Aliança e a Revolução de Getúlio Vargas de 1932.

Comandado por Ribeiro (PSDB) desde 2021, o município teve o início de sua história em 1892 quando o Superintendente Regional do Banco Rio e Mato Grosso, Dr. Antônio Corrêa, construiu um porto para embarque da produção de erva-mate com destino a região sul do Brasil, na Três Barras. A povoação de nasceu em uma homenagem ao Presidente do Banco Rio e Mato Grosso, Dr. Joaquim Murtinho.

Em 10 de abril de 1900, o Porto Fluvial Murtinho foi elevado a distrito com o nome de Porto Murtinho. No dia 20 de junho de 1911, Porto Murtinho foi desmembrado da cidade de e teve seu território instalado em 13 de junho de 1912, data em que se celebra seu aniversário.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 20.712,39 per capita e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,666. Por sua localização estratégica, Porto Murtinho foi palco de atividades importantes para o desenvolvimento econômico do estado como o porto de exportações e no ciclo da erva-mate, charque e tanino. Além disso, a cultura murtinhense é fortemente influenciada pelos costumes do Paraguai nas músicas, danças, teatro e até culinária.

Celebração do aniversário

Em comemoração aos 110 anos de idade, Porto Murtinho realizou um evento com foco na em que a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em que a equipe do projeto de pesquisa “UEMS na Rota” apresentou a Primeira Mostra da Rota Bioceânica de Porto Murtinho, no último dia 4 de junho.

Já última quarta-feira (8), um evento com espaço para pequenos comerciantes de frutas, massas, sucos, doces, bolos de pote e diversas outras receitas e aperitivos, bem como, o show de Alex e Yvan, dupla sertaneja. Mais de 2.000 pessoas participaram da celebração.

Na segunda-feira (13), Porto Murtinho conta com início da programação às 7h e culto ecumênico no Paço Municipal. Em seguida, serão entregues algumas obras na Praça dos Eventos, às 10h. O encerramento terá rodeio às 20h e show do João Lucas e Valter Filho.